B L O G DOS E S P Í R I T O S

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Verbo e vida

Por Emmanuel
(Chico Xavier)

                      Em matéria de auxílio aos semelhantes, urge não esquecer a função poderosa do verbo. As palavars beneficientes são os alicerces fundamentais da beneficiência sempe que estejamso acordados para a edificação do Reino do Amor.
                      Quando a secura nos assalte o ambiente, através dos companheiros que se mostrem desgastados em provas constantes, as expressões de reconforto podem ser o bálsamo espiritual com que se lubrifiquem as engrenagens do cotidiano, sendo que, ante contendas e discussões que suscitem afastamento e incompatibildiade, funcionam por agentes de paz, estabelecendo segurança e entendiento. Se a incompreensão desequilibra o trabalho em andamento, é porta aberta para harmonia e reajuste. Junto dos que cairam à margem da estrada, constituem apetrecho de socorro, reerguendo-os para a vida. Ao lado dos irmãos, em erro evidente, servem como fatores de ponderação e reequilíbrio, sem qualquer recurso à violência. Diante das circunstâncias graves, recordam bisturís, conduzido por mãos hábeis na supressão de problemas que nos agravariam as lutas da existência. Perante os incêndios da cólera ou do azedume, da condenação ou da discórdia, são fontes extintoras da perturbação, carreando tranquilidade e benção.
                        Exatamente com as palavras é que se estruturam as leis em que se educam e se orientam as criaturas na Terra, tanto quanto na Terra se inscrevem as revelações dos Céus para o burilamento e elevação dos homens. Verifica, desse modo, o que fazes com as próprias palavras. Por elas, e com elas, é quem operas em ti e por ti mesmo, em teu favor ou em teu prejuízo, a paz ou a discórdia, o bem ou o mal, a treva ou a luz.

(Do livro Mãos Unidas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário