Fernando Antonio20.01.13
027) - Espíritos protetores
As considerações feitas por Kardec, na questão 514, a respeito das inúmeras questões sobre Anjo da Guarda, Espíritos Protetores Familiares ou Simpáticos, são valiosas. Vejamos:
"Das explicações acima e das observações feitas sobre a natureza dos Espíritos que se ligam ao homem, pode deduzir-se o seguinte:
O Espírito protetor, Anjo da guarda ou Bom gênio é aquele que tem por missão seguir o homem na vida e ajudar a progredir. E sempre de uma natureza superior à do protegido.
Os Espíritos familiares se ligam a certas pessoas por meios de laços mais ou menos duráveis, com o fim de ajudá-las na medida do seu poder, frequentemente, bastante limitado. São bons, mas as vezes poucos adiantados o mesmo levianos, ocupam-se voluntariamente de pormenores da vida íntima e só agem por ordem ou com a permissão dos Espíritos protetores.
Os Espíritos simpáticos são os que atraímos a nós por opções particulares e uma certa semelhanças de gostos e de sentimentos, tanto no bem como no mal. A duração de suas relações é quase sempre subordinada às circunstâncias.
O mau gênio é um Espírito imperfeito ou perverso que se liga ao homem com o fim de o desviar do bem, mas age pelo seu próprio impulso e não em virtude de uma missão. Sua tenacidade está na razão do acesso mais fácil ou mais difícil que encontra. O homem é sempre livre de ouvir a sua voz ou de a repelir".
Nenhum comentário:
Postar um comentário