B L O G DOS E S P Í R I T O S

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Diário de um estudo - 82

O Livro dos Espíritos
Fernando Antonio
31.01.13

040) Duas almas ?
         Simplificando a questão 605, o homem possui a alma animal e a alma espírita?
          - Não, o homem não tem duas almas., mas o corpo tem os seus instintos, que resultam da sensação dos órgãos. Não há no homem senão uma dupla natureza: a natureza animal e a espiritual. Pelo seu corpo ele participa da natureza dos animais e dos sues instintos; pela sua alma, participa da natureza dos Espíritos.

041) Influência da matéria
         Importante o estudo da questão 605-a!
         Assim, além das suas próprias imperfeições, de que o Espírito deve despojar-se, deve ele lutar contra a influência da matéria?
          - Sim, quanto mais inferior é ele, mais apertados são os laços entre o Espírito e a matéria. Não o vedes? Não, o homem não tem duas almas; a alma é sempre única, um ser único. A alma do animal e a do homem são distintas entre si, de tal maneira que a de um não pode animar o corpo criado para o outro. Mas se o homem não possui uma alma animal, que por sua paixões o coloque no nível dos animais, tem o seu corpo, que o rebaixa frequentemente a esse nível porque o seu corpo é um ser dotado de vitalidade que tem instintos, mas ininteligentes e limitados ao interesse de sua conservação.
            Kardec completa:
            O Espírito, encarnando-se no corpo do homem, transmite-lhe o principio intelectual e moral, que o torna superior aos animais. As duas naturezas existentes no homem oferecem às suas paixões duas fontes diversas: uma provém dos instintos da natureza animal, outras da natureza do Espírito encarnado, que simpatiza em maior ou menor proporção com a grosseria do apetites animais. O Espírito, ao purificar-se, liberta-se pouco a pouco da influência da matéria. Sob essa influência ele se aproxima dos brutos; liberto dessa influência eleva-se ao seu verdadeiro destino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário