B L O G DOS E S P Í R I T O S

domingo, 18 de maio de 2014

A missão de Emmanuel

Por José Sola
Espiritismo&Ciência Especial
Grandes Nomes do Espirismo



        É gratificante escrever  algo sobre Emmanuel pois, assim como todo espírita sincero, tenho um respeito, uma admiração e uma gratidão infinitas por esse amigo espiritual.

        Não direi que o Espiritismo deve a Emmanuel, pois o Espiritismo não deve nada a nenhum de nós. O Espírito da Verdade deixou isso evidenciado quando informou Allan Kardec de que ele havia reencarnado na Terra coma missão de codificar o Espiritismo, mas se ele falhasse outro o faria. O Espiritismo não precisa de nós; nós precisamos dele.
        Não podemos negar a colaboração prestada por esse Espírito maravilhoso à Doutrina dos Espíritos, pois ele abraçou com carinho, amor e responsabilidade a missão que lhe foi confiada, e sempre esteve presente omo orientador e supervisor do maior movimento que  a espiritualidade nos apresentou.
        Emmanuel não é um Espírito perfeito, mas é um Espírito superior. Nós, espíritas, sabemos que não existem Espíritos perfeitos no Universo, que somos todos Espíritos perfectíveis. Somos informados sobre essa realdiade pela Doutrina Espírita quando ela afirma que a evolução vai ao infinito, na eternidade; pela lógica, se evoluímos eternamente, é porque não somos e jamais seremos perfeitos.
       Fazendo isso da razão, da lógicae do bom senso, sabemos que só Deus é perfeito, pois ele esta no absoluto e é a vida do Universo. Ele manifesta Sua vida em plenitude absoluta e completa, e nós fazemos parte desta vida. Somos apenas um ponto observando outros pontos do Universo. Em analogia, somos como seres marítimos que respiram e vivem na massa aquática sem, contudo, se aperceber da realidade; não desenvolveram a razão e a inteligência a ponto de poder apreciar o berço magnânimo que lhes propicia e sustenta a vida. E, se tentassem, não o conseguiriam; apreciariam apenas um ponto relativo do oceano. Assim é conosco em relaçao ao Universo; ele é infinito, mas nós só podemos apreciar alguns pontos desse infinito. (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário