B L O G DOS E S P Í R I T O S

domingo, 4 de maio de 2014

Essênios - notícias históricas

Por Octávio Caúmo

                            Alguns historiadores famosos falam sobre os Essênios. Entre eles, destacamos Filon de Alexandria: 
                         - Os Essênios são como santos que habitam em muitas aldeias e vilas da Palestina. Não se unem por clã familiar ou por raça, mas sim por meio de associações voluntárias, que são formadas com o intuito de melhor praticar a virtude e o amor entre as criaturas.
                            - Nas suas casas jamais se ouve grito ou tumulto. Cada um quando fala cede a palavra ao outro. Este silêncio causa grande impresão ao visitante.
                            - Sabem eles moderar a cólera e conservar o equilíbrio. Cumprem a palavra e sustentam a paz. O que dizem vale mais do que um juramento. Aliás, consideram o juramento um sacrilégio, porque só precisa jurar quem é mentiroso.
                            - Os que entram para a comunidade se comprometem a não prejudicar ninguém, ser fiel com todos, especialmente com o que tem poder, uma vez que ninguém ocupa cargos sem que seja pela vontade de Deus.
                            - Vivem muito anos, alcançando facilmente os cem, possivelemnte pela regularidade da vida. Suportam a dor, fazendo-se fortes contra ela. Sabem que o corpo é perecível, mas que a alma é imortal, vivendo no eter de onde é atraida para se ligar aos corpos, como se estes fossem prisões. Separadas da carne, libertam-se e elevam-se
                           - Muitos conseguem prever o futuro e é raro que se enganem nas previsões.
                           - Muitos não se casam porque acerditam que o matrimônio é impedimento à vida simples. Outros porém, afirmam que os que não se casam recusam a melhor parte da vida, que é a propagação da espécie.
                         A opinião do povo a respeito deles é que são pessoas irrepreensíveis e excelentes.

(Do livro Os Essênios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário