B L O G DOS E S P Í R I T O S

sábado, 10 de maio de 2014

Fraternidade completa

Por Orson Peter Carrara
Recordando Allan Kardec
O Clarim - Abril 2014


                                     A expressão que intitula a presente abordagem está no capítulo XI - Amar o próximo como a si mesmo, item 14, e foi dito pelo espírito Elizabeth de França, em 1862. A frase completa está assim: "A verdadeira caridade é um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo. Deve existir entre os verdadeiros discípulos de sua doutrina uma fraternidade completa".
                                      Meditemos sobre a profundidade da expressão: fraternidade completa. A fraternidade, em sua significação, indica: harmonia, amor ao próximo, união fraternal.
                                       Acrescente-se o adjetivo, na construção da expressão, e veremos a distância que ainda estamos moralmente dessa vivência. Não é preciso relacioanr os disparates morais ainda reinantes na convivência social e mesmo, infelizmente, nos meios onde se cncontram aqueles que nos dizemos adeptos do Evangelho, nas variadas denominações religiosas. Por isso o espírito autor teve o cuidado de acrescentar: entre os verdadeiros discípulos.
                                       Valho-me da frase contundente e real - a nos advertir do esforço que ainda nos cabe fazer - para homenagear a incomparável obra que baseia-se nas máximas gerais de Jesus e nos oferece seguro roteiro de vivências no equilibrio e capaz de construir a tão sonhada paz social que apazigue os imensos conflitos ainda existentes na convivência interior e externa.
                                       A obra que contém esses ensinamentos foi lançada em abril de 1864 e recebeu o titulo de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Seu autor, Allan Kardec, colocou em seus 28 capítulos as máximas morais de Jesus para comentá-las à luz do Espiritismo, acrescentando o subtítulo Instruções dos Espíritos, com preciosas orientações de grandes sábios da humanidade. (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário