B L O G DOS E S P Í R I T O S

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vinténs de luz

Por Emmanuel

(Chico Xavier)

                    Do que podemos doar, vamos adquirindo conhecimento sempre mais amplo, no entanto, muitas matérias existem ainda na escola da vida que necessitamos aprender, a fim de doar algo de nós mesmos com eficiência e segurança.
                        Reportando-nos aos vinténs da viúva pobre, no ensinamento de Jesus recordemos algumas dessas questões das mais simples.
                       Com referência à vida terrestre, já mantemos facilmente a comunicação imediata entre os povos, mas precisamos de maneira geral, adestrar-nos em tolerância e compreensão para sustentarmos relações edificantes com os nossos próprios vizinhos.
                        Já sabemos eleger sem qualquer obstáculo, no manuseio do dicionário, a expressão correta nos domínios da palavra, todavia, muito dificilmente, descobrimos a atitude exata a fim de registrar caridosamente os assuntos de ordem complexa que transitam por nossos ouvidos.
                        Acatamos automaticamente as ideias das criaturas queridas, entretanto, raros de nós entendemos a necessidade de respeitar os conceitos daqueles que não se afinam conosco, esquecendo-nos de que, com os nossos amigos e com os nossos prováveis desafetos, somos todos filhos de Deus.
                      Aceitamos sem maiores problemas os planos de apoio aos nossos irmãos em extremada penúria, já que isso praticamente nos evidencia a superioridade econômica, contudo, sem desvalorizar de modo algum qualquer empreendimento da caridade, é indispensável muito desprendimento de nossa parte para nos regozijarmos com a felcidade dos  outros sem a mínima ponta de inveja a espicaçar-nos o espírito.
                         Estamos atentos no zelo pelos interesses dos entes amados, quando nos lisonjeiam com a presença pessoal, reconfortando-nos as energias, mas nem sempre nos dispomos a entregá-los aos cuidados de Deus, se não mais nos admitem a companhia, ocasião essa em que, bastas vezes, passamos a interpretá-los por expoente da ingratidão.
                    Saibamos adquirir os grandes valores da cultura espiritual, mas aprendamos entesourar as lições supostamente pequeninas da vida para que o nosso amor nçao se faça à maneria de mel temperado em veneno.
                       O avião e o automóvel são maravilhas da técnica da moderna civilização, entretanto, por vezes, na eficiência de semelhantes prodígios, a segurança de um simples parafuso é a força que conta.
(Do livro Mãos Unidas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário