B L O G DOS E S P Í R I T O S

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Medicina e a Fé - 3

(continuação)

                        Todos esses argumentos positivos a respeito da fé têm levado muitas escolas de medicina a abrirem espaço para o debate do tema. Por outro lado, o fanatismo pode ter efeito negativo, pelo fato de o paciente querer abandonar o tratamento medíco por achar que só a fé pode curar, um erro que pode levá-lo à piora ou mesmo à morte. O equilíbrio entre as necessidades do corpo e da alma pode ser o segredo da boa saúde.
                        A verdade é que as pesquisas avançam nessa área e aos poucos esss modificções estão atingindo a clase média. Muitos profissionais da área de saúde não acreditam, ainda, no que os olhos não são capazes de ver e a ciência não comprova no momento, mas estão verificando o bem que a fé pode fazer para o organismo. Isso já um bom começo.
                       O neurologista Mario Peres também faz uma reflexão importante, dizendo que a espiritualidade pode auxiliar no entendimento da dor, e que esta deve ser vista como um sinalizador,um ganho evolutivo e não uma punição.

Médico de almas

                       Impossível falar sobre medicina e espiritualidade sem citarmos Jesus, cujas curas estão sendo invstigadas pela ciência. Ele deixou, em suas passagens e mensagens de amor, a cura do espírito por meio da reforma interior, como a fórmula eficaz de combater a causa, que está na alma e se manifesta no corpo físico.
                      Muitos são os casos citados nos evangelhos sobre as curas de Jesus: a cura dos leprosos, dos cegos, de um paralítico, de uma mulher que sofria de hemorragia há 12 anos e tantas outras curas chamadas de milagres. 
                      A doutrina espírita explica que esses fenômenos de cura são chamados de milagres pelo fato de serem ainda "inexplicáveis" para a ciência e aparentemente fugirem das leis naturais. Só a compreensão da existência do espírito e das oportunidades de evolução, por intermédio da lei da reencarnação, trazem as respostas para tantos questionamentos.
                      O capítulo XIII do livro espírita A Gênese aborda claremente essa questão e vale  a pena ser consultado. O itemdois deste capítulo diz: "Os séculos de ignorância foram fecundos em milagres, porque tudo aquilo cuja causa era desconhecida, passava por sobrenatural". O item dez prossegue dizendo: "Para aqueke que negam a existência do principio espiritual independente e, por conseguinte, o da alma individual e sobrevivente, toda a natureza está na matéria tangível; todos os fenômenos que se ligam à espiritualidade são, a seus olhos, sobrenaturais e,por conseguinte, quiméricos; não admitindo a causa, não podem admitir o efeito..."
                      Jesus alertou a todos quanto à justiça das aflições e sobre o poder da fé no processo de cura verdadeira. Ele nos disse que a fé transporta montanhas e somente ela pode nos curar: "Se tivesseis fé como um grão de mostarda, dirieis a esta montanha: ´Transporta-te daqui par ali`, e ela se transportaria, e nada vos seria impossível". (Mt. cap XVII. v. 14-20).
                      Refletimos, portanto, que as curas nada mais são que os "milagres" da fé pura e fevorosa. Gotas de água cristalina batendo na rocha dura das limitações do ser humano, que ainda não se descobriu como a própria manifestação do Absoluto, da Consciência, do Todo... ou - como preferem os religiosos - de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário