B L O G DOS E S P Í R I T O S

domingo, 22 de junho de 2014

Cartas psicografadas

Por Angêlica Reis
O Consolador, 184
Novembro de 2010

Documentário mostra a reação
das pessoas que receberam
cartas de Chico Xavier
assinadas pelos filhos desencarnados



Um filme de conversas e silêncios, sentimentos, lembranças e emoções, eis o que nos apresenta o filme As Cartas Psicografadas por Chico Xavier, lançado no dia 5 de novembro (2010) em um número diminuto de cinemas no Brasil.

A concepção do filme e sua direção são de Cristiana Grumbach, diretora, pesquisadora e montadora de cinema e TV que dirigiu anteriormente o longa metragem Morro da Conceição, produzido em 2005;

A ideia do filme surgiu em 2004, quando Cristiana ouviu o relato de uma pessoa que tinha estado em Uberaba anos antes  e assistira a uma sessão de psicografia com Chico Xavier. Enquanto a pessoa descrevia a cena, Cristiana se viu imaginando como seria receber uma carta do Além. Nesse instabnte ela teve vontade de fazer essa pergunta para as pessoas que as haviam recebido efetivamente. Nascia assim mais um filme em que Chico Xavier tem presença marcante. Os outros já exibidos nos cinemas brasileiros foram Chico Xavier e Nosso Lar.

Segundo a diretora, parte dos recursos foram captados no final de 2006 através de investimento do BNDES e, no ano seguinte, o projeto recebeu o patrocínio da Eletrobrás. A pesquisa começou em seguida, a partir da ajuda valorosa de pessoas ligadas ao tema, como o jornalista Marcel Souto Maior, auor do livro As Vidas de Chico Xavier, e pessoas de destaque no movimento espírita, coko a Dra. Marlene Nobre, o prof. Paulo Rossi Severino. D. Nena Galves, Dr. Caio Ramaciotti, Dona Yolanda Cézar, entre outros. Em função desses contatos, ela foi até São Paulo, onde as filmagens se realiazaram em setembro e outubro de 2007.  (continua)



Nenhum comentário:

Postar um comentário