B L O G DOS E S P Í R I T O S

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Depois da Morte

Léon Denis - 7ª Parte
Por Angélica Reis
Clássico do Espiritismo
O Consolador nº 15

Damos prosseguimento ao estudo do clássico
Depois da Morte,
de Léon Denis, de acordo com a tradução por
Torierri Guimarães publicada pela Hemus Livraria
Editora Ltda.

Questões preliminares

A - Em que consiste o perispírito?
R - Mediador entre o corpo e a alma, o perispírito é um organismo fluídico, é a forma preenxistente e sobrevivente do ser humano, o molde sobre o qual se formará o corpo físico. Esse corpo fluídico não é, porém, imutável, pois se purifica e se enobrece junto com a alma: a elevação dos sentimentos depura as moléculas do corpo espiritual, estendendo e multiplicando as suas vibrações e consumindo, como por ação química, suas partículas grosseiras. Ao contrário, os apetites materiais e as paixões baixas e vulgares reagem sobre ele, tornando-o mais pesado, mais denso e mais escuro. O perispírito se comunica com a alma por correntes magnéticas e se liga ao corpo por fluídos nervosos ou vitais. Ele é o instrumento pelo qual se realizam todos os fenômenos do magnetismo e do Espiritismo, e é ele que, durante o sono se desprende do corpo e transporta-se a distâncias incalculáveis. (Depois da Morte, cap. XXI, p. 169 a 172)

B - Existe o magnetismo espiritual?
R - Sim. Da mesma forma que um magnetizador exerce umaação poderosa sobre seu paciente, provocando nele o desdobramento e suspendendo-lhe a vida material, assim os Espíritos podem dirigir correntes magnéticas sobre alguns seres humanos - os médiuns - e agir sobre os seus órgãos. Os Espíritos servem-se também de alguns médiuns para transmitir aos enfermos fluídos magnéticos que aliviam e, às vezes, curam. (Obra citada, cap. XXII, p. 174 a 176)

C - O corpo espiritual ou perispírito também evolui?
R - Evidentemente. O perispírito sobe lentamente a escala das existências. A princípio é uma forma rudimentar, um esboço incompleto. Os Espíritos inferiores têm um envoltório denso, impregnado de fluídos materiais, e guardam, após a morte, as impressões e as necessidades da vida terrena. A fome, o frio, a dor existe entre os mais inferiores e seu organismo fluídico obscurecido pelas paixões, não pode vibrar senão debilmente e, por isso, suas percepções são mais limitadas. (Obra citada, cap. XXIII. p. 180 e 181)

D - Quais os principais escolhos no Espiritismo e como devemos proceder ante as comunicações recebidas?
R - A perfídia dos maus Espíritos, o charlatanismo e a venalidade são alguns desses escolhos. A ignorância a respeito da ciência espírita, constitui também um flagelo na prática espírita. É necessária uma prudência muito grande para entrar em comunicação com o mundo invisível e é preciso passar pelo fino crivo de severo critério todas as revelações e todos os ensinamentos recebidos. (Obra citada, Cap. XXIV a XXVII, p.189 a 192)

Texto para leitura

129. Os espiritualistas não explicam como a alma, imaterial, imponderável, pode unir-se estreitamente e comandar o corpo, de natureza essencialmente diversa, fato resolvido com as experiências espíritas. (P. 169)
130. Como já visto, a alma está constantemente envolvida em uma veste fluídica mais ou menos sutil ou etérea, chamada períspirito. (P. 169)
131. Mediador entre o corpo e alma, o perispírito é um organismo fluídico, é a forma preexistente e sobrevivente do ser humano, o molde sobre o qual se formará o corpo físico. (P. 169)
132. Esse corpo fluídico não é, porém, imutável, pois se purifica e se enobrece junto com a alma: a elevação dos sentimentos depura as moléculas do corpo espiritual, estendendo e multiplicando as suas vibrações e consumindo, como por ação química, suas partículas grosseiras. (P. 170)
133. Ao contrário, os apetites materiais e as paixões baixas e vulgares reagem sobre ele, tornando-o mais pesado, mais denso e mais escuro. (P. 170)
134. O perispírito comunica-se com a alma por correntes magnéticas e se liga ao corpo por fluídos nervosos, ou vitais. (P. 171) 
135. O perispírito é o instrumento pelo qual se realizam todos os fenômenos do magnetismo e do Espiritismo; é ele que, durante o sono, se desprende do corpo e transporta-se a distâncias inalculáveis. (P. 172)
136. Da mesma forma que um magnetizador exerce uma ação poderosa sobre seu paciente, provocando nele o desdobramento e suspendendo-lhe a vida material, assim os Espíritos podem dirigir correntes magnéticas sobre alguns seres humanos - os médiuns -  e agir sobre seus orgãos. (P. 174)
137. Os Espíritos servem-se também de alguns médiuns para transmitir aos enfermos flupidos magnéticos que aliviam e , as vezes, curam. (P. 176)
138. Os médiuns de hoje, em geral, não entendem suficientemente a necessidade de um vida pura e exemplar para exercer seu mandato. (P. 178)
139. O perispírito sobe lentamente a escala das existências. A princípio é uma forma rudimentar, um esboço incompleto. (P. 180)
140. Os Espíritos inferiores têm um envoltório denso, impregnado de fluídos materiais, e guardam, após a morte, as impressões e as necessidades da vida terrena. (P. 181)
141. A fome, o frio, a dor existem entre os mais inferiores, e seu organismo fluídico, obscurecido pelas paixões, não pode vibrar senão debilmente e, por isso, suas percepções são mais limitadas. (P. 181)
142. O Espírito desencarnado encontra-se, além da morte, tal qual se formou druante sua vida terrena: não é melhor nem pior. (P. 187)
143. O mundo invisível é, em um campo mais vasto, a reprodução e a cópia do mundo terrestre. (P. 188)
144. É necessária uma prudência muito grande para entrar em comunicação com o mundo invisível: é preciso passar pelo fino crivo de severo critério todas as revelações e todos os ensinamentos recebidos. (P. 189)
145. Os obsessores atacam de preferência os indivíduos levianos, que descuram dos problemas morais e não procuram senão o seu prazer. (P. 189)
146. Quase sempre os obsidiados estão ligados aos seus perseguidores por laços que têm origem em existências anteriores: a soberana justiça faz com que nossas iniquidades recaiam sobre nós atrave´s dos séculos. (P. 189)
147. A perfídia dos maus Espíritos não é o único escolho no Espiritismo: o charlatanismo e a venaldiade são até piores. (P. 191)
148. A ignorância a respeito da ciência espírita constitui também um flagelo na prática espírita. (P. 192)
149. O espiritualismo experimental pode ser o liame entre dois sistemas antagônicos que se combatem há séculos: o espiritualismo metafísico e o materialismo. (P. 195)
150. A missão do Espiritismo é grande e suas consequências morais incalculáveis. Bem compreendido, seu ensinamento pode acalmar as mais vivas dores, dar a todos a força de ânimo e a coragem na adversidade. (P. 196)

Nenhum comentário:

Postar um comentário