B L O G DOS E S P Í R I T O S

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dever e compromisso

Por Emmanuel
(Chico Xavier)


                      Cedeste ao equilíbrio do lar as melhores forças da vida e tudo indica que os teus deveres surgem plenamente cumpridos diante da própria casa. Todavia, enquanto a consciência te dói ao pensar em te desfazeres dos laços domésticos, isso significa que as tuas dívidas para com a equipe familiar ainda não atingiram resgaste justo.
                      Suportaste os piores agravos da parte de determinada pessoa e tudo indica que os teus compromissos para com ela se mostram perfeitamente sanados. Mas enquanto a consciência te dói ao pensar em te afastares dos aborrecimentos que essa criatura te impõe, isso signfica que ainda lhe deve excepcional consideração e mais amplo carinho.
                      Toleraste humilhações e insultos, dificuldades e empeços, na sustentação do cargo que exerces, da profissão que abraças, da obra a que te afeiçoas ou do empreedimento que realizas, e tudo indica que tuas obrigações para com eles, se a consciência te dói ao pensar no desligamento das contrariedades e problemas em que te envolvem, isso significa que as tuas vinculaçoes com semelhantes tarefas não alcançaram o fim.
                       A lei da causa e efeito  funciona notadamente dentro de nós. Em qualquer dúvida, acerca de teu comportamento no bem perante o mal, ouve a mensagem da própria consciência. Possivelmente, para muitos daqueles que te rodeiam, a tua humildade e abnegação, paciência e amor na desicumbência das responsabilidades que assumiste já te haverão outorgado passaporte na direção de empresas outras de liberdade e renovação, mas enquanto te dói a consciência ao pensar no afastamento de teus sacrifícios pessoais, nos setores de trabalho em que te encontras, isso signficia que teu débito para com eles ainda não terminou.
(Do livro Mãos Unidas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário