B L O G DOS E S P Í R I T O S

domingo, 22 de junho de 2014

Nota de esperança

Por Emmanuel
(Chico Xavier)


                       Nas horas de crise, reflitamos na própria libertação espiritual, a fim de seguirmos, em paz, nas trilhas do cotidiano. Queixas-te, por vezes, de cansaço e tensão, nervosismo e desencanto.
                       A experiência terrestre, com as mutações de que se caracteriza, através de impactos incessantes, frequentemente, martela-te o pensamento ou te destrambelha as forças. Ainda assim, é imperioso te refaças, dissolvendo todas as impressões negativas na fonte do entendimento.
                      Começa por não te permitires a mínima excursão nos domínios obscuros do pessimismo ou da intolerância. Observa as ocorrências, por piores que sejam, cooperando em tua área de ação, tanto quanto possível, a benefício de todos os que te cercam e aceita as criaturas como são, sem exigir delas o figurino espiritual em que trilhas o teu modo de ser.
                      A diversidade estabelece a harmonia da natureza. O cravo e a rosa são flores sem se cunfundirem  O Sol e a vela acesa são luzes com funções diferentes.
                      À vista de semelhantes realidades, nos dias de inquietação, não te irrites contra os outros e nem firas a outrem, de modo algum. 
                      Muitas vezes a aflição é o sinônimo de nossa própria intemperança mental, à frente de abençoadas lições da vida. Faze, dessa forma, nas circunstâncias difíceis, o melhor que puderes , sem o risco de perder a paz interior que te assegura o equilíbrio.
                      Sobretudo, saibamos entender para auxiliar Se alguém te impõe amargura ou desapontamento, oferece, em troca, simpatia e colaboração ao invés de vinagre ou reproche. Se o empreendimento fracassa, reconsideremos o trabalho, de novo, com mais segurança.
                      Ajuda e ajudar-te-ão. Dá e receberás. Garante a luz, e a luz clareará o caminho. Nada te prenda à perturbação, a fim de que possas te desvencilhar facilmente da treva, de modo a avançar e servir.
                      Por mais escura que seja a noite, o Sol tornará a alvorecer. E por mais complicada ou sombria se nos faça a senda de provas, é preciso lembrar que, para transpô-la, todos temos, invariavelemnte, em nós e por nós, a luz inapagável de Deus.
(Do livro Mãos Unidas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário