B L O G DOS E S P Í R I T O S

domingo, 29 de junho de 2014

O grande maestro da Pedagogia Espírita - 2

(continuação)

       Contudo, como consequência direta do ser que interexiste e do entendimento profundo a respeio dessa nova concepção de mundo que é o Espiritismo, Herculano descortinou um nevoeiro na História da Educação dizendo: " A pedra fundamental da Pedagogia Espírita está lançada e não podemos retirá-la: "o educando é um reencarnado".
       Isso significa dizer que o educando não deve ser visto como uma folha em branco a ser preenchida numa suposta existência única, mas sim que ele é um ser palingenésico, com uma herança de experiências seculares que devem ser analisadas com muito tato para o bem do próprio educando e da educação.
       Mais precisamente em 1974, percebemos um novo momento histórico. O professor de Avaré enviado pelo Espírio de Verdade cumpria sua msisão e bradava: "O Espiritismo é Educação".
       Ele, que pouco se importava com as vaidades do mundo, ou seja com os reinozinhos terrenos, fez o que foi necessário e possível. Agia como educador sempre, e defendia com ardor o trabalho gigantesco de Allan Kardec, lutando contra os espíritos vaidosos que queriam, sem razão, "atualizar" o trabalho do mestre lionês.
        Então, só podemos agradecer por tudo que fizeram o reitor da Universidade do Espírito, o grande educador, nosso mestre Allan Kardec, e o maestro da Pedagogia Espírita, nosso estimado professor Herculano Pires, que, certamente, continuam inspirando aqueles que através da vida, lutam pelo ideal da educação espírita. Este novo tipo de educação, que tem as suas raízes na Grécia antiga, a partir de Sócrates,  e tem o seu ponto mais alto no trabalho educativo incomparável de Jesus de Nazaré, busca atender o educando tal como ele é: criatura imortal que transcende a condição humana.
        Logo, a Pedagogia Espírita, orientando o homem para Deus e para o mundo ao mesmo tempo, de forma equilibrada, deflagara no ser a manifestação de uma poderosa faculdade da alma, chamada vontade. Isto o leva a atualizar as suas potencialidades  por meio da experiência. É o voo do espírito descobrindo que é construtor de si mesmo e de um mundo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário