B L O G DOS E S P Í R I T O S

segunda-feira, 28 de julho de 2014

No Invisível - 2

Por Angélica Reis
Léon Denis
Parte II
O Consolador, nº 327
1º set 2013

Questões preliminares

A - No tocante às sessões mediúnicas, qual era a preferência manifestada por Léon Denis?
Léon Denis preferia os fatos mediúnicos de índole mais íntima e modesta , as sessões em que predominam a ordem, a harmonia e a comunhão dos pensamentos, por cujo veículo fluem as coisas celestes, como orvalho, sobre a alma sequiosa e a esclarecem, confortam e melhoram. As sessões de efeitos físicos, mesmo quando sinceras, sempre lhe deixaram uma impressão de vácuo, de desgosto e mal-estar, em razão das influências que nelas intervêm. (No Invisível, Prefácio da edição de 1911.)

B - No tocante aos fatos espíritas, devemos denunciar a fraude ou tentar encobrí-la, sob o argumento de que devemos ser indulgentes e tolerantes?
Devemos agir como agiu Léon Denis, que se viu, em determinado momento, realmente obrigado a denunciar fraudes averiguadas e comprometedoras. Guardar silêncio à cêrca das fraudes encobrí-las com uma espécie de tácita aprovação, seria abrir a porta a um cortejo de abusos que, em certos meios, desacreditaram o Espiritismo e estorvaram o seu desenvolvimento. Atrás do hábil simulador - diz Léon Denis - surgiram umas instruções condenadas pelos tribunais de vizinhos países. O médium Abendt foi, em idênticas circunstâncias, desmacara em Berlim, como em seguida foram Carrancini em Londres e Bailey em Grenoble. Sem o brado de alarme que Denis emitiu, o risco de resvalar por um fatal declive e cair num precipício seria muito grande. (Obra citada , Prefácio da edição de 1911)

C - Em que sentido a credulidade constitui perigo para o Espiritismo?
Segundo Léon Denis, a credulidade, no plano terrestre, atrai os charlatães, os exploradores de toda espécie, a chusma dos cavalheiros de indústria que só procuram ludibriar. Eis aí um perigo para o Espiritismo. Cumpre-nos, pois, a todos os que em nosso coração zelamos a verdade e nobreza dessa coisa, conjurá-lo. De sobra se tem repetido: o Espiritismo ou será científico, ou não subsistirá. Ao que acrescentaremos: o Espiritismo deve, antes de tudo, ser honesto! (Obra citada, Prefácio da edição de 1911.)

Texto para leitura

37. 0s fatos espíritas, entretanto, se têm multiplicado, imposto com tamanho império que os sábios se têm visto obrigados a tentativa de os explicar. Não são, porém, as elucubrações psicofisiológicas de Pierre Janet, as teorias poligonais do Doutor Grassei, nem a criptomnésia de Th. Flournoy que podem satisfazer os pesquisadores independentes.
38. Quando se possui alguma experiência dos fenômenos psíquicos fica-se pasmado ante a penúria de raciocínio dos críticos científicos do Espiritismo. Escolhem eles sempre, na multidão dos fatos, alguns casos que se aproximem de suas teorias e silenciam cuidadosametne quanto aos inúmeros que a contradizem. Será esse procedimento realmente digno de verdadeiros sábios?
39. Os estudos imparciais e persistentes induzem a outras conclusões. Falando do Espiritismo, Oliver Lodge, reitor da Universidade de Birmingham e membro da Real Academia, o afirmou: "Fui pessoalmente, conduzido à certeza da existência futura mediante provas assentes em bases puramente científicas. ("Annales de Sciences Psichiques", 1897, página 158.)
40. J. Hyslop, professor da Universidade de Colúmbia, escrevia: "A prudência e reserva não são contrárias a opinião de que a explicação espírita é, até agora, a mais racional".
41. Se, pois, não têm sido poupados sarcasmos aos espíritas, nas esferas científicas, há, como se vê sábios que lhes têm sabido fazer justiça. O professor Barrett, da Universidade de Dublin, se exprimia do seguinte modo, por ocasião de sua investidura na presidência da "Society for Psychical Research", em 29 de janeiro de 1904: "Não poucos dos que me ouvem se recordam certamente da cruzada outrora empreendida contra o Hipnotismo, que então se denominava mesmerismo. As primeiras pessoas que com tais estudos se ocuparam foam, alvs de incessante opugnações do mundo científico e médico, de um lado, e do mundo religioso, do outro. Foram denunciadas como impostoras, repudiadas como párias, enxotadas, sem cerimônia, das sinagogas da Ciência e da Religião. Passava-se isso numa época bastante próxima de nós para que eu tenha necessidade de o recordar. A ciência médica e filósofica não pode deixar de curvar as cabeças envergomhadas, lembando-se dessse tempo e vendo o Hipnotismo e o seu valor terapéutico atualmente reconhecidos, tornados partes integrante do ensino cientifico em muitas escolas de Medicina, sobretudo no Continente! Não é nosso dever cultuar hoje a memória das queles interpeertes pequisadores, que foram os primeiros desse ramo dos estudos psíiquicos!".
42. Continua o professor Barrett: "Não devemos, do mesmo modo, esquecer esse pequeno grupo de investigadores que, antes do nosso tempo e ao fim de pacientes e demoradas pesquisas tiveram a coragem de proclamar sua crença em tais fenômenos, que denominaram espiríticos... Não foram, sem dúvida, os seus métodos de investigação totalmente isentos de crítica, o que, todavia, os não impediu de ser pesquisadores da verdade, tão honestos e dedicados como pretendem ser; e tanto mais dignos são eles da nossa estima quanto sofreram os maiores sarcasmos e oposiçao. Os espíritos fortes sorriam então, como agora, dos que bem mais informados que eles se mostravam. Suponho que todos somos inclinados a considerar o nosso próprio discernimento superior ao do nosso próximo. Não são, porém, afinal o bom-senso, as precauções, a paciência, o estudo contínuo dos fenômenos psiquícos que maior valor conferem à opiniao que viemos, por fim, a adotar e não a argúcia ou o cepticismo do observador?".
43. Conclui assim o professor Barrett: "Devemos ter sempre em consideração que o que é afirmado, mesmo pelo mais obscuro dos homens, em resultado de sua experiência pessoal, é sempre digno de nos prender atenção; e o que é negado, mesmo pelos mais reputados indivíduos, desde que ignoram a coisa, jamais no-la deve merecer". "Aquele perspicaz e valoroso espírito que era o professor De Morgan, o grande denunciador do charlatanismo científico, teve a coragem de publicar, há muito, que por mais que se tente ridicularizar os espíritas, nada deixam por isso ele de estar no caminho que conduz ao adiantamento dos conhecimentos humanos, seguindo, embora, o espírito e o método primitivos, quando era preciso rasgar nas florestas virgens a estrada por onde podemos agora avançar com a maior facilidade".
44. Rendendo homenagem aos espíritas, o profesor Barrett reconhecia, como juiz imparcial, que não era isento de crítica o seu zelo. Hoje, como então, essa opinião é inteiramente justificada. A exaltação de uns tantos adeptos, o seu entusiasmo em proclamar fatos duvidosos ou imaginário e a insuficiência de verificação nas experiências têm prejudicado muitas vezes a causa a que acreditavam servir. É isso talvez o que, até certo ponto, justifica a atitude retraída, por vezes hostil, de alguns sábios a respeito do Espiritismo.
45. O professor Ch. Richet escrevia nos "Annales des Sciences Psychiques", de janeiro de 1905, p. 211: "Se os espíritas foram muito arrojados, usaram, entretanto, de bem pouco vigor e é uma deplorável história a de suas aberrações. Basta por asgora ficar estabelecido que eles tinham o direito de ser muito arrojados e que não lhe podemos em nome da nossa ciência falível, imcompleta, ainda embrionária, censurar esse arrojo. Dever-se-lhes-ia, ao contrário, agradecer o terem sido tão audaciosos".
46. As restrições do Sr. Richet não são menos fundadas que os seus elogios, Muitos experimentadores não conduzem os seus estudos com a ponderação e prudência necessárias. Empenham-se, de preferência, em obter as manifestações tumultuárias, as materializações numerosas e repetidas, os fenômenos de grande notoriedade, sem considerar que a mediunidade só excepcionalmente e de longe em longe pode servir à produção de fatos desse gênero. Quando têm à mão um médium profissional dessa categoria, o atormentam e esgotam. Levam-no fatalmente a resvalar para a simulação. Daí as fraudes, as mistificações, assinaladas por tantas folhas públicas.
47. Muitíssimos preferíveis são, a  meu ver, os fatos mediúnicos de índole mais íntima e modesta, as sessões em que predominam a ordem, a harmonia e a comunhão dos pensamentos, por cujo veículo fluem as coisas celestes, como orvalho, sobre a alma sequiosa e a esclarecem, confortam e melhoram. A sessões de efeitos físicos, mesmo quando sinceras, sempre me deixaram uma impressão de vácuo, de desgosto e mal-estar, em razão das influências que nelas intervêm.
48. A determinados médiuns profissionais deveram sem dúvida sábios como Crookes, Hyslop, Lombroso, etc., os excelentes resultados que obtinham; em suas experiências, porém, adotavam precauções de que não costumam os espíritas munir-se. Em sessões de materializações realizadas em Paris por um médium americano, em 1906 e 1907, e que alcançaram desagradável notoriedade, haviam os espíritas estabelecidos um regulamento que os assistentes se comprometiam a observar e de cujas estipulações resultava a inesperada consequência de isentar o médium de toda eficaz verificação.
49. A obscuridade era quase completa no momento das aparições. Os assistentes tinham que conversar em voz alta, cantar, conservar as mãos presas formando a cadeia magnética e, além de tudo, abster-se de tocar nas formas materialziadas. Desse modo, a vista, o ouvido, o tato ficavam pouco menos que aniquilados. tais condições, é certo, se inspiravam numa louvável intenção, porque, em tese geral,  como teremos ocasião de ver no curso desta obra, favorecem a produção dos fatos; mas no caso em questão contribuíam também para mascarar as fraudes.
50. As faculdades do médium, entretanto, eram reais e nas primeiras sessões se produziram autênticos fenômenos, que adiante relatamos. Houve, em seguida, uma mistura de fatos reais e simulados e o embuste veio, por fim, a tornar-se constante e evidente. depois de haver, numa revista espírita, assinalado os fenômenos,que apresentavam garantias de sinceridade, mais tarde me senti realmente orbrigado a denunciar fraudes averiguadas e comprometedoras.
51. Ao fim de longa pesquisa e de acuradas reflexões, nada tenho a retirar de minhas apreciações anteriores. Fiz justiça a esse médium, indicando o que havia de real em suas sessões, mas não hesistei em lhe denunciar as simulações no dia em que numerosos e autorizados testemunhos as evidenciaram, entre os quais se encontra o de um juiz da Corte de Apelação, que é ao mesmo tempo eminente psiquista.
52. Guardar silêncio a cerca dessas fraudes, enconbrí-las com uma especie de tácita aprovação, seria abrimos a porta a um cortejo de abusos em que, em certos meios têm desacreditado o Espiritismo e estorvado o seu desenvolvimento. Atrás do hábil simulador, logo entre nós surgiram umas intrusões condenadas pelos tribunais de vizinhos países. mais recentemente, o médium Abendt foi, em idêntica circunstâncias, desmascarado em Berlim, como em seguida o foram Carrancini em Londres e Bailey em Grenoble. Sem o brado de alarme que soltamos, correríamos o risco de resvalar por um fatal declive e cair num precipício.
53. Os espíritas são homens de convicção e fé. Mas, se a fé esclarecida atrai, nos planos materiais e espirituais, nobres e elevadas almas, a credulidade, no plano terrestre, atrai os charlatães, os exploradores de toda espécie, a chusma dos cavalheiros de indústria que só nos procuram ludibriar. Aí está o perigo para o Espiritismo. Cumpre-nos, a todos os que em nosso coração zelamos a verdade e nobreza dessa coisa, conjurá-lo. De sobra se tem repetido: o Espirtismo ou será científico ou não subsistirá. Ao que acrescentaremos: o Espiritismo deve, antes de tudo ser honesto.
54. Mais algumas palavras cabem aqui sobre a doutrina do Espiritismo, síntese das revelações mediúnicas, entre si concordantes, obtidas em todo o mundo, sob a inspiração dos grandes Espíritos que a ditaram. Cada vez mais se afirma e se vulgariza essa doutrina, Até mesmo entre os nossos contraditores não há quem se não sinta na obrigação moral de lhe fazer juntiça, reconhecendo todos os benefícios e inefáveis consolações que tem prodigalizado às almas sofredoras.
55. O professor Th. Flournoy, da Universidade de Genebra, assim se exprime a seu respeito no livro Espíritos e Médiuns: "Isenta de todas as complicações e sutilezas da teoria do conehcimento e dos problemas de alta Metafísica, essa filosofia simplista se adapta por isso mesmo admiravelmente às necessdiades do povo",
56. A seu turno, J. Maxwell, advogado geral perante a Corte de Apelação de Paris, se pronunciava do seguinte modo em sua obra Os Fenômenos Psíquicos: "A extensão que a doutrina espírita adquires é um dos mais curiosos fenòmenos da época atual. Tenho a impressão de estar assistindo ao nascimento de um movimento religioso a que estão reservados consideráveis destinos".
57. Além disso, Th. Flournoy em seguida a uma investigação, cujos resultados menciona em sua obra pré-citada, expende os seguintes comentários: "Há um coro geral de elogios há cerca da beleza e excelência da filosofia espírita, um testemunho quase unânime prestado à salutar influência que exerce na vida intelectual, moral e religiosa de seus adeptos. Mesmo as pessoas que têm chegado a descofnair completamente dos fenômenos, e por assim dizer, os detestam, pelas dúvidas e decepções a que dão lugar, reconhecem os benefícios que devem às doutrinas".
58. Mais adiante, Th. Flournoy disse: "Encontram-se espíritas que nunca assitiram a uma experiência e nem sequer o desejam, mas afirmam ter sido empolgados pela simplicidade, beleza e evidência moral e religiosa dos ensinos espíritas (existências sucessivas, progresso indefinido da alma etc). Não se deve, pois, obscurecer o valor dessas crenças, valor incontestável, pois que inúmeras almas declaram nelas ter encontrado  um elemento de vida e uma solução à alternativa entre a ortodoxia, de um lado, alguns de cujos dogmas repulsivos (como os das penas eternas), já não podiam admitir, e do outro lado às desoladoras negações do materialismo ateu".
59. É preciso, contudo, reconhecer que, em que pese às observações do Senhor Flournoy, mesmo no campo espírita não têm escasseado as objeções entre os que são atraídos pelo aspecto científico do Espiritismo, alguns há que menosprezam a filosofia. É que para apreciar toda a grandeza da doutrina dos Espíritos é preciso ter sofrido. As pessoas felizes sempre são mais ou menos egoístas e não podem compreender que fonte de consolação contém essa doutrina. Podem interessar-lhes os fenômenos, mas para lhes atear a chama interior são necessários os frios sopros da adversidade. Só aos espíritos amadurecidos pela dor e a provação as verdades profundas se patenteiam em toda plenitude.
60. Em assuntos dessa ordem tudo depende das anteriores predisposições. Uns, seduzidos pelos fatos, , se inclinam de preferência à experimentação. Outros, esclarecidos pela experiência dos séculos transcorridos ou pela lição da atual existência, colocam o ensino acima de tudo. A sapiência consiste em reunir as duas modalidades do Espíritismo num conjunto harmônico.
61. A experimentação como veremos no curso desta obra, exige qualidades não vulgares. Muitos, baldos de perseverança, depois de algumas tentativas infrutíferas, se afastam e regressam à indifeença, por não terem obtido com a desejada presteza as provas que buscavam.
62. Os que sabem perseverar, cedo ou tarde, ecnontram os sólidos e demonstrativos elementos em que se firmará uma convicção inabalável. Foi o meu caso. Desde logo me  seduziu a doutrina dos Espíritos; as provas experimentais, porém, foram morosas. Só ao fim de dez ou quinze anos de pesquisa foi que se apresentaram irrecusáveis, abundanetes. Agora encontro explicação para essa longa expectativa, para esdas numerosas experiências coroadas de resultados incoerentes e, muitas vezes, contraditórios. Eu não estava ainda amadurecido para completa divulgação das verdades transcendentes. À medida, porém, que me adiantava, na rota delineada, a comunhão com os meus invísiveis protetores se tornava mais íntima e profunda. Sentia-me guiado através dos embaraços e dificuldades da tarefa que me havia imposto. Nos momentos de provação, doces consolações baixavam sobre mim.
63. Atualmente chego a sentir a frequente presença dos Espíritos, a distinguir, por um sentido íntimo e seguríssimo, a natureza e a personalidade dos que me assistem e inspiram. Não posso, evidentemente, facultar a outrem as sensações intensas que percebo e que explicam a minha certeza do Além, a absoluta convicção que tenho do mundo invisível. Por isso é que todas as tentativas por me desviar da minha senda têm sido e será sempre inúteis.
64. A minha confiança, a minha fé, é alimentada por manifestações cotidianas; a vida se me desdobrou numa existência dupla, dividida entre os homens e os Espíritos. Considero por isso um dever sagrado esforçar-me por difundir e tornar acessível a todos os conhecimentos das leis que vinculam a Humanidade da Terra à do Espaço e traçam a todas as almas o caminho da evolução indefinida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário