B L O G DOS E S P Í R I T O S

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Obsessão - 5

(continuação)

                   Outro fator que sobressai sobre a atividade de uma forma-pensamento é a sua propriedade corporativa: no caminho em direção ao alvo, a corrente eletromagnética mental, cruzando ou encontrando com outras que tenham igual intensidade, no mesmo instante se acopla a elas. Aí, quando chega ao destino, já não tem a força da origem, mas sim está muito mais potente.
                   Corporificando essas reflexões, não objeta inferir que pelas propriedades do espírito, de sintonia ou barreira (receptividade ou repulsão) às corrente mentais que circulam incessantemente por toda a psicosfera terrena, tem-se que o resultado, inariavelmente, será determinado pela intenção, tanto da fonte emissora quanto do objetivo buscado.
                   Antes da ciência, da psiquiatria em particular, as tradições esotéricas, bem como as correntes espiritualistas, têm como possibilidade que pensamentos fixos desembocam em obsessão. E, para a obsessão, várias são as vertentes explicativas, científicas e esotéricas.
                   Vejamos algumas:
                    O esoterismo - Existe uma substância que envolve os nossos corpos astrais e mentais que são denomiandos essencias elementais. Essas essencias elementais são matéria viva, que possuem inteligência própria e respondem muito fácil e rapidamente à inlfuência do sentimento e pensamento humanos. Disso pode inferir-se que a cada pensamento/sentimento que temos, uma onda de vibração é enviada no éter, se reveste da essência elemental, primeiramente a astral e em seguida a mental. Assim são formados os elementos artificiais, que são uma espécie de criatura viva de intensa atividade.
                   (Como se nota, não há diferença expressiva de conceito, ante as reflexões já apresentadas, de várias fontes).
                   Psiquiatria - Obsessão é uma mania, um pensamento fixo recorrente, do qual a pessoa somente consegue se libertar com ajuda profissional.
                  Psicologia - Obsessão é decorrente de um transtorno obsessivo compulsivo. O diagnóstico do comportamento obsessivo é alcançado à vista das perturbações causadas pela ansiedade, oriundas de pensamento e ideias que teimam em se repetir, indo e voltando sem parar, a ponto de causar mal-estar no indivíduo (o paciente, no caso) quando não torná-lo candidato a  contrair doenças físicas.
(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário