B L O G DOS E S P Í R I T O S

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Palavras mudam o modo do mundo

Por Vania Mugnato de Vasconcelos
Agenda Espírita Brasil

Dizem que gentileza gera gentileza. E convenhamos, todos gostam de ser tratados com educação, reepeito, com aquelas "palavrinhas mágicas" que abrem portas, alargam sorrisos, despertam almas, sensibilizam corações.

Pode não parecer muito, mas entre mandar e pedir, há um espaço imenso que, conforme seja o mundo usado, pode facilitar ou dificultar reações. O chefe que "pede" é sempre atendido com mais rapidez e boa vontade que o chefe que manda.

Já notaram o valor que tem ser chamado pelo seu nome? Imagina como se sente valorizado aquele que, tomado anônimo pelo uso de um uniforme é chamado pelo nome do crachá e olhado nos olhos?

Qual o prejuizo em gastar alguns segundos a mais para dizer "bom dia"? E como se pode esquecer de dizer "obrigado", quando alguém, mesmo em cumprimento de sua obrigação, realizou algo que precisávamos? Por qual razão se haveria de empurrar ao invés de pedir "licença"? Com que justificativa podemos enganar a consciência que errou, fazendo de conta que não é importante pedir "desculpa"?

Cada dia mais se vê as pessoas reclamando da humanidade egoísta, das atitudes individualistas, mas será que quem reclama já faz diferente, torna o mundo a sua volta, suas relações humanas mais gentis, mais simples, mais produtivas de uma forma fraternal?

É possível também fazer com atitudes objetivas não só palavars. Estacione melhor par acaberem dois carros no lugar onde tantos usam para um só. Não segure o elevador por "um minuto só", pois de minuto em minuto passa a hora. Sorria mais e gere lucros imensos para a alma que recebe e a que dá...

Siga esa ideia, vista a camisa da gentileza.

Seja educado, seja fraternal, seja humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário