B L O G DOS E S P Í R I T O S

domingo, 24 de agosto de 2014

Espíritos na psicografia - 3

(continuação)

Nem sempre as condições mediúnicas permitem a identificação

Essa evidência é ainda muito importante para aqueles que duvidam ou descreem ds vida após a morte do corpo e sempre será relevante para os estudos cada vez mais aprofundados sobre temas relacionados ao Espiritismo, tais como mediunidade, mundo espiritual, psicografia e animismo. Entretanto, nem sempre as condições mediúnicas permitem tal identificação em função de limitações enfrentadas pelo médium e/ou sua equipe de trabalho mediún
ico. Nesse caso, os autores preferem utilizar um pseudônimo para evitar que a diferença de estilos apresentados por ele nessa nova obra (por meio desse médium) e anteriormente (por outro médium ou enquanto escritor encarnado) faça com que os críticos materialistas rejeitem a respectiva autoria, aumentando a rejeição ao fenômeno mediúncio, por desconhecerem as dificuldades dessa complexa tarefa.

Existem vários fatores que podem dificultar a identificação da autoria espiritual da mensagem. tais como:

1. No caso de autores espirituais que foram, enquanto seres encarnados, escritores famosos: a diferença da bagagem cultural entre o Espírito comunicante e o médium, a ponto de a influência anímica limitar a capacidade do autor em imprimir seu estilo literário.

2. No caso de nomes que se tornaram celébres por meio de um médium específico: a transmissão de mensagens por intermédio de outro médium pode dificultar a transmissão do estilo literário caracterísitico do autor espiritual. Isso ocorre porque a influência anímica de médiuns diferentes sobre o processo de "filtração mediúnica" das mensagens pode se distinguir significativamente dependendo de fatores como a intensidade mediúnica de cada medianeiro, a bagagem cultural geral de cada um deles, o conhecimento específico sobre o assunto tratado pelo Espírito, o vocabulário e o estilo de escrita de cada médium, bem como a adequação desse estilo com o estilo do Espírito comunicante.

3. O mecanismo mediúnico de recebimento (mecânico, semimecânico ou consciente), o qual pode variar de médium para médium afetando a reprodução do pensamento original do Espírito comunicante.

As inconstâncias emocionais podem interferir na comunicação

4. As oscilações emocionais do médium durante a fase na qual é instrumento de recebimento mediúnico de mensagens de um determinado Espírito (pode ser um único dia, quando se tratar de uma mensagem isolada ou pode envolver um intervalo bem maior de tempo, chegando a vários meses, quando consistir em recebimento de obras maiores e, principalmente, com contéudo contínuo, como, por exemplo, romance mediúnicos). Essas inconstâncias emocionais podem dificultar a reprodução do pensamento original do Espírito comunicante.

5. A diferença de vibração entre Espírito comunicante e médium, que quanto menor afinidade espiritual apresentarem mais dificuldades encontrarão para a transmissão de ideias do comunicante.

6. As influências espirituais negativas, incluindo obsessões propriamente ditas, que possam estar afetando o médium e/ou o grupo familiar e/ou o grupo espírita que o médium frequenta (e que pode ser o grupo de sustentação dessa tarefa mediúnica específica). Tais dificuldades diminuiriam a "blindagem mediúnica", que consiste em importante fator protetor da tarefa, sobretudo para o recebimento de romance mediúnicos.

7. No caso de autores espirituais que foram escritores encarnados famosos: as oscilações emocionais e a própria evolução intelectual e, principalmente, moral do próprio autor desencarnado podem modificar as áreas de interesse e de estilo em relação áquilo que esse autor escrevia enquanto encarnado. Isso dificultaria a identificação dele por parte de críticos encarnados. Processos semelhantes são comuns aos próprios autores encarnados, que muitas vezes modificam seus estilos em diferentes fases da vida física. Em se tratando da desencarnação, isso poderia manifestar-se com maior ênfase, considrando a possível ocorrência de desencarnações e/ou adaptações ao mundo espiritual traumáticas para o autor desencarnado. Vale acrescentar que muitas vezes o autor espiritual está escrevendo décadas ou até mesmo séculos depois da sua fase célebre enquanto escritor encarnado, o que tende a aumentar as diferenças de estilo entre essas duas fases do escritor (como encarnado e como desencarnado). (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário