B L O G DOS E S P Í R I T O S

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Flammarion - 2

(final)

Em 1869, como amigo de Kardec, foi escolhido como um dos quatro oradores para proferir as últimas palavras à beira do túmulo do codificador do Espiritismo, a quemn chamou de "o bom senso encarnado" (o texto pode ser lido na íntrega no site do Portal do Espírito: www.portaldoespírito.com.br).

No mesmo ano, a Sociedade Dialética de Londres deu início às investigações científicas a respeito dos fenômenos mediúnicos, e Flammarion esteve diretamente envolvido nos relatórios finais a respeito do assunto, chamando a atenção para a sociedade com que o tema deveria ser tratado.

O seu primeiro livro sobre pesquisas psíquicas, Forças Naturais Desconhecidas, foi publicado em 1865, como um estudo crítico sobre os fenômenos psíquicos produzidos pelos irmãos Davenport, refrindo-se igualmente à mediunidade em geral. Também escreveu o livro A Morte e Seu Mistério, e chegou a ser presidente , em 1923, da Society for Psychical Research, um dos mais importantes organismos de pesquisas psíquica do mundo.

Alguns estudiosos da obra de Flammarion chegaram a dizer que, em seu livro Lumen, ele apresenta especulações  a respeito da natureza do tempo e do espaço que antecipam em três décadas a Teoria da Relatividade de Einstein. Mesmo nessa obra, relacionada entre as precursoras da ficção científica, ele mostra seu interesse na pesquisa psíquica, apresenta uma conversa entre dois personagens, um deles já falecido, cuja alma vaga pelo Universo.

Em uma pesquisa realizada em 1899, Flammarion fez um censo a respeito de alucinação, com mais de quatro mil pessoas; quase metade respondeu que teve visões de "fantasmas". Ele escolheu alguns casos como tendo valor evidencial e elaborou uma série de artigos que acabaram formando a base do livro O Desconhecido e os Problemas Psíquicos, trazendo evidências de casos de telepatia, aparições de mortos, sonhos premonitórios e clarividência. Ele chegou à conclusão de que a alma existe como personalidade real, independente do corpo; que ela é dotada de faculdades ainda desconhecidas da ciência; que pode agir e perceber a distância, sem utilizar os sentidos conhecidos intermediários; e ainda concluiu que o futuro é determiando pelas causas que o produzirão, e que em algumas ocasiões a alma percebe esse futuro.

No livro Haunted Houses (Casas Mal-Assombradas, 1924), publicado no ano anterior ao de sua morte, ele continua suas investigações no campo dos fenômenos psíquicos e tratando de temas espiritualistas como provas experimentais de sobrevivências após a morte e, obviamente, o estudo de casas tidas como assombradas, na Europa.

Ainda que muito conceitos levantados por ele já não sejam mais considerados como sendo absolutamente corretos, não há dúvida de que Flammarion se estabeleceu como um cientista de primeira ordem e um dos nomes mais importantes naqueles primeiros mome
ntos do Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário