B L O G DOS E S P Í R I T O S

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Inteligência Espiritual

Por  Emerson Zanon Granemann
Ser Espírita - Ano 5 - Ed. 28

A Teoria das Inteligências Múltiplas
muda a maneira de pensar no campo espiritual
e deve, cada vez mais, trazer novas formas de aprendizado


Há milhares de anos o homem vem dando mostras da sua crença no fato de que a vida não se encerra com a morte do corpo e que o propósito do espírito não é vinculado apenas a uma existência na Terra. O conceito espiritual vem sendo levantado de diversas formas, inicialmente relacioando às forças da natureza, aos deuses, ídolos e profetas e, mais recentemente, às ideias de líderes, como Moisés, Buda, Sócrates, Jesus, Maomé, Gandhi, Martin Luther King, Mandela entre outros.

Desta forma, cada comunidade seguidora destes guias vem construindo seus ritos, dogmas, doutrina, templos, crenças, ideologias e padrões. E cada uma delas vem se desenvolvendo de acordo com as condições socias e culturais de cada povo e época.

Acredito, entretanto, que estamos caminhando gradualmente para uma conexão permanente de pensamentos entre estas comunidades. Creio que não teremos um só caminho, mas sim uma ponte sólida que os unirá. A notícia boa é que o projeto desta ponte já esta sendo elaborado pela comunidade de pensadores. A Teoria das Inteligências Múltiplas já identificou vários tipos, como: a linguística, musical, lógica, corporal, visual, intra pessoal, social, emocional e ecológica. E a mais recente "descoberta" : a Inteligência Espiritual. Desde o início do século XIX ela vem sendo estudada por vários profissionais a partir da psicologia, filosofia, neurologia e pedagogia. O interesse cada vez maior dos pesquisadores e da sociedade em geral pela Inteligência Espiritual deve ao fato desta não esta sendo relacionada diretamente com a religião, e sim a uma nova forma de aprendizado e de inspiração para fazermos escolhas melhores em nossas vidas. (Como sugestão de leitura, indico o livro Inteligência Espiritual, de Francesc Torraíba - 2012 - Editora Vozes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário