B L O G DOS E S P Í R I T O S

domingo, 31 de agosto de 2014

Mente humana ... (2)

(continuação)

Para exemplificar imaginemos um indivíduo que conviva a infância e a adolescência navegando em barcos. Essa experiência não implica que ele será um marinheiro; poderá optar en aprender a pilotar aviões e tornar-se aviador. Sob esse prisma, o sujeito teria o conhecimento marítimo e adquiria, de forma somatória, o aéreo, opinando conforme suas afinidades; ou seja, em constante construção de conhecimentos.

"O mundo é do tamanho do conhecimento que temos dele. Alargar o conhecimento, para fazer o mundo crescer, e apurar seu sabor, é tarefa de seres humanos".

Adenauer Novaes, na obra Psicologia e Universo Quântico, brinda-nos com a frase:
"O ser humano nasce inconsciente e transita pela consciência para o encontro com sua própria unidade, isto é, sua individualidade ou designação divina. Antes de se perceber unidade, entende-se como grupo. Nesse proceso, faz-se necessária a projeção de sua unidade (individualidade) no mundo".

Descartes complementa:
"Mas o que sou eu, então? Uma coisa que pensa. Que é uma coisa que pensa? Uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer, que imagina também e que sente."

O estudo da mente é efetuado pela psicologia, que na verdade é o estudo da "alma" do homem.
"O termo psicologia, no qual reside à raiz etinológica psiché (alma) mais o sufixo "logos" (razão, estudo), surgiu no final do século XVI com Rodolfo Goclenio e a publicação Psychologhía, hos est de homínis perfectione animo et in primis ortu eius, conmentationes ad disputationes. A proposta original da psicologia foi estudar e compreender o espírito - do latim spitirus -, que signficia literalmente respiração. Os limitados métodos científicos dos séculos passados favoreceram o distanciamento da Psicologia em relação ao estudo do "não palpável", enquanto a medicina desenvolvia métodos para investigações do corpo (do latim corpus: parte essencial). Objetivando tratar, remover ou modificar sintomas de natureza emocional e promover o crescimento e o desenvolvimento da personaldiade surgiram, em meados do século XIX, as Psicoterapias no ocidente, com inluência de diferentes escolas  filofósicas, perspectivas epistemológicas, teorias e metédos".

Neste ponto destacamos que a Revista Espírita tinha o subtítulo de Jornal de Estudos Psicológicos, Fundada em 1858 por Allan Kardec trazia a frase: "Todo efeito tem uma causa; Todo efeito inteligente temuma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito!

Mas, se o pensamento é alma surge outra questão: o que é "ALMA"?
Na Bíblia a palavra hebraica mais vezes traduzida por "alma" ou "criatura" é nephesh. O dicionário bíblico Strong define suscintamente  esta palavra como "uma criatura vivente"

Kardec, na introdução de O Livro dos Espíritos, define a "ALMA" originária do latim, que significa: anima, sopro, emanação, ar. Todavia, esclarece-nos que o termo "alma" correponde quando o espírito está sob a vestimenta da carne (encarnado).  (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário