B L O G DOS E S P Í R I T O S

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pensamentos

Por Fernanda Blondin
Revista Cristã do Espiritismo
Ano XV ed 130
André Luiz Gomes Coelho

Fonte de renovaçao e oportunidades
O pensamento cria, constrói e destrói.
Basta direcioná-lo para que o trabalho seja feito.
O psicológo André Luiz Gomes Coelho
ensina, em seu livro, a como lidar com esta força




A Lúmen Editorial acaba de lançar nas livraria de todo o Brasil o livro O que você está pensando? - Renove seus pensamentos e crie oportunidades, do pisicológo André Luiz Gomes Coelho. Primeira obra do autor, André afirma que "a importância do pensamento no cotidiano é fundamental para tudo o que fazemos e também para o que somos. O pensamento cria, constrói e destrói. Basta direcioná-lo para que o trabalhos seja feito". Assim, conceitos como sucesso, fracasso, prosperidade ou dificuldades na vida estão intimamente ligados à forma como conduzimos  nossa mente e nossos pensamentos.

A mudança de paradigma mental pode ser conquistada por qualquer um, se treinada e entendida, entro da ideia do "mude a si mesmo e mude o mundo".

André Luiz Gomes Coelho nasceu em São Paulo, capital, no dia 8 de dezembro. Casado, pai de uma filha, psicólogo clínico, com pós-graduação em Psicologia Analítica Junguiana, cursou Psicoterapia Breve pela ABRAPE; Possui o título de mestre com defesa de dissertação no Estudio de Estresse na Gerência Média. Também é graduado em Administração de Empresas. Professor Universitário, ministrante em mais de dez disciplinas. Trabalhou em organizações multinacionais, governamentais e outras.

Autodidata, André Coelho sempre teve sua curiosidade focada no comportameto humano. Hoje, sua atenção está voltada para decifrar as soluções para as dificuldades humanas. Através do livro O que você está pensando? procura "desmontar" as teorias acadêmicas a clássicas da Psicologia em prol de muitos, tornando-as unidades menores para maior entendimento do públcio em geral.

André Luiz Goems Coleho fala sobre o seu livro.

André, neste seu primeiro livro, o tema principal é o pensamento. Por que escolheu esse tema e qual a importância do pensamnto em nosso cotidiano?
Escolhi esse tema porque o pensamento é fundamental para construir um mundo interior, pessoal, que reflete no mundo concreto que nos cerca. Ele é base das realizações humanas. A importância do pensamento no cotidiano é fundamental para tudo o que fazemos e também o que somos. O pensamento cria, constrói e destrói. Basta direcioná-lo para que o trabalho seja feito. É o pensamento que cria e atrai alegrias, tristeza, bem-estar e também, os principais transtornos que temos hoje em dia, como ansiedade, depressão, pânico, etc. Ele cria as bases da crença, hábito e vício. Se você acredita que o mundo pode ser melhor, é o pensamento que irá construí-lo, a comelar por si mesmo e expandindo para os que o cercam. É contagiante!

Nossos pensamentos são moldados e influenciados por família, escola, educação que recebemos, meio ambiente, etc. Como modificar esses "decretos" recebidos ao longo da vida para pensarmos diferente?
Ótima pergunta! É após os 11 anos de idade que um indivíduo está apto a lidar com o pensamento de forma mais apropriada. Antes disso, ele precisa de diretrizes para "melhor viver" consigo e com as pssoas que o cercam. Daí surge o que você mencionou sobre "decretos", que precisam ser aceitos para um desenvolvimento do ser e do seu caráter básico. Só em seguida poderá aperfeiçoá-lo por si mesmo. É por isso que grandes cientistas do comportamento humano mencionam a importância de se ter uma infância mais produtiva possível e cim condiçõesfavoráveis a esse desenvolvimento básico, pois quanto menor desvio tiver nessa fase, mais centralidade terá o ser humano adulto que advir daí.
A importância da família é prioridade máxima na formação de qualquer pessoa, seguida pela educação. Só uma educação de qualidade e apropriada pode salvar a instituição família, que se encontra em tanto descrédito atualmente. Se a humanidade essas duas coisas - familia e educação - entrará em colapso. Com certeza, o fato de a falência familiar ser uma realidade crescente na atualidade se dá por motivo de que essa crença teve início no pensamento. A falta de crença na sua existência gerou pensamentos capazes de desacreditá-la como fundamental. O que se pensa e acredita, se realiza.

Hoje, o mundo competititvo impõe conceitos como "sucesso", "fracasso", "prosperidade", "conquistas materiais", etc. O que isso tem a ver com o pensamento?
Tudo. O pensamento é um atributo humano muito poderoso e taransformador. Ele pode ser voltado para o lado positivo, produtivo ou o contrário. Dependerá única e exclusivamente da intenção pessoal de quem os cria. A relação do pensamento com o sucesso, fracasso, prosperidade e conquistas materiais está ligado ao seu direcionamento. Esse fato, em si, não é muito difícil de conseguir, mas a parte mais árdua está em perseverar com o pensamento naquela direção. A atitude positiva de atrair sucesso está embasada num conjunto de pensamentos associados às crenças e à vontade de vencer. Se a pessoa tiver bloqueios, medo ou receio de vir a ter sucesso, os seus pensamentos positivos serão estéreis e não atrairão as oportunidades necessárias. Antes de tudo, é preciso tirar os medos de vencer, para poder vencer.
Outro fator importante é saber o conceito de sucesso e qual significado ele tem para cada pessoa, pois é um desejo particular e não coletivo, bem como a aquisição de bens materiais e a prosperidade. (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário