B L O G DOS E S P Í R I T O S

terça-feira, 6 de maio de 2014

Contatos com o Mundo dos Espíritos

Por Gilberto Schoereder e Rosana Felipozzi
Espiritismo&Ciência Especial, nº 70


COMO OCORRE A COMUNICAÇÃO ENTRE
ENCARNADOS E DESENCARNADOS?
COMO IDENTIFICAR UMA COMUNICAÇÃO 
VERDADEIRA DE UMA FALSA?
QUAIS PROBLEMAS PODEM SURGIR 
NESSAS OCASIÇOES DE CONTATO?

ESTAS SÃO APENAS ALGUMAS PERGUNTAS
IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADAS
QUANDO SE FALA DE COMUNICAÇÃO COM
O MUNDO DOS ESPÍRITOS.

           Em O Lívro dos Médiuns (1861), Allan Kardec diz que toda pessoa que sente a influência dos espíritos, em qualquer grau de intensidade, é médium. Trata-se de uma faculdade inerente ao ser humano e, por isso mesmo, não é um privilégio. "Pode-se dizer", ele explica, "que todos são mais ou menos médiuns".
       O que hoje em dia, pode parecer uma afirmação óbvia para qualquer um que estude parapsicologia, foi comprovado apenas cerda de 70 anos depois, com as pesquisas do cientista norte-ameriano J.B. Rhine, da Universidade de Duke, provando estatisticamente que as capacidades mentais, chamadas mediúnicas, estão presentes em larga escala da população, em maior ou menor grau.
            Para Kardec, Deus deu a mediunidade aos seres humanos para que eles penetrassem no mundo invisível, estabelecendo dessa forma, o contato com os espíritos. Isso, no entanto, só pode ser realizado por aqueles médiuns com capacidades acentuadas, sendo eles os responsáveis pelo contato entre o mundo dos encarnados e os dos desencarnados.
             E apesar de existirem várias formas de se estabelecer esse contato, também é preciso tomar algus cuidados, uma vez que podem surgir problemas.
              A comunicação com os Espíritos podem ocorrer de várias formas. As mais conhecidas são a psicografia, a psicofonia, a intuição, a inspiração, a premunição e a audiência, entre outras. No entanto como explica Aluney  Elferr, todas as comunicações se realizam por meio do perispírito. "Ele é o agente intermediador de todas as manifestações mediúnicas, posto que o espírito não pode agir sozinho sobre a matéria".
                 Os fenômenos estão ligados ao tipo de efeito que também varia de um médium para outro. Kardec ofereceu uma classificação que inclui médiuns de efeitos físicos, médiuns sensitivos, auditivos, falantes, videntes, sonâmbulos, curadores, pneumatógrafos (ou voz direta), psicógrafos.
(CONTINUA)

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário