B L O G DOS E S P Í R I T O S

sábado, 31 de maio de 2014

Espírito ou alma?

Por Fábio Ferreira
Espiritismo, nº 12/2013

    Saiba qual é a diferença

Qual a definição para a palavrta espírito?
E a alma, o que é? As duas palavras 
repreentam a mesma coisa ?
Leonardo Rocha - 
Teófilo Andrade - MG 

         Na questão 23 de O Livro dos Espíritos, os mensageiros da Boa Nova descreveram o espírito como um princípio inteligente do universo. E, na questão 134, descreveram a alma como sendo um espírito encarnado. Assim, entendemos que, quando o ser habita o mundo espíritual é um espírito e quando está sob o seio da carne, trata-se de uma alma. Muita gente confunde estes termos e prefere tratar ambas as descrições com o mesmo significado, ou seja, referindo-se ao desencarnado como espírito ou como alma.

          No mesmo capítulo, os espíritos acabam dando a entender  que as duas descrições estão corretas. "As almas e os espíritos são, portanto, idênticos, a mesma coisa? - Sim, as almas não são senão os espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisivel, os quais temporariamnte revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem". Ou seja, a alma é o ser racional encarnado na matéria; já o espírito é alma quando se liberta do corpo.
     
         O livro também descreve as três partes que formal o invólucro humano. "O homem é, portanto, formado de três partes essenciais: 1º - o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípío vital; 2º - a alma, espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação; 3º - o princípio intermediário, ou perispírito, substância semi-material que serve de primeiro envoltório ao espírito e liga a alma ao corpo. Tal, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca." Então, as duas descrições alma ou espírito podem perfeitamente descrever  o ser pensante tanto no plano físico ou no mundo espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário