B L O G DOS E S P Í R I T O S

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Essênios - Aliança com Deus

Por Octávio Caúmo
Do livro Os Essênios


                           
                                Os Essênios não concordavam com os doutores das leis, que lideravam, no templo de Salomão, quanto as sacrifício nas oferendas no altar da graça.
                              Preferiam os rituais do batismo e o respeito aos alimentos, que purificavam e comiam sempre em lugar especial. Serviam o pão e o vinho, embora ocasionalmente comessem carne.
                              A cadeia principal deixaxam sempre vazia. Ela estava reservada, à espera do Messias. Eles eram pacíficos. Seus bens eram postos em comum e exigiam unidade doutrinária.
                              Só falavam de uma espécie de guerra: a dos filhos da luz contra os filhos das trevas, ambos muito fortes, empenhando-se em luta constante, que se trava no interior de cada criatura.   
                       Embora descendeste dos hebreus, desligaram-se das festas tradicionais do judaismo, como a da Páscoa e dos Tabernáculos e outars mais. Transformaram a sua vida em vivência litúrgica e não se detinham em inutilidades.
                               Viviam numa simplicidade muita rara entre as pessoas, em todas as épocas.
                             A ideia da Aliança com Deus é profundamente rica entre os Essênios, sendo, como realmente é, o centro de toda a Bíblia, porém no seu aspecto mais rico, ou seja, a Aliança como expresão de amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário