B L O G DOS E S P Í R I T O S

terça-feira, 13 de maio de 2014

Origem dos cristãos

Por Octávio Caúmo
Do livro Os Essênios


                Hempel, em 1951, escreveu; "Esclarecida a origem dos cristãos, O cristianismo é apenas Essênio. Essênio os cristão, dá no mesmo."
                Na terminologia, usos e costumes característicos, notam-se grandes semelhanças entre cristãos e Essênios. Por exemplo:
                - Jesus censurava os fariseus da mesma forma como faziam João, o Batista, e os Essênios.
                - A maneira de expressão de João, o Evangelista, André, Pedro, Natanael, era a forma comum entre os Essênios.
                - Os Essênios pregavam a mansidão e a humildade para serem agradáveis a Deus. O mesmo ensinou Jesus.
                - Os Essênios recomendavam o amor ao próximo como a si mesmos. Jesus mostrou que o amou é fundamental no convívio das criaturas.
               - Os Essênios falaram de um "juizo final" pelo fogo, conforme nos disse Jesus.
               - Os Essênios pregavam o "espírito da verdade"  e a "vida eterna". Assim também falou Jesus.
               - Os Essênios falavam de um fundamento que não seria destruido. Jesus disse a Pedro que ele seria a rocha que não seria abalada.
               - Os Essênios têm os hinos das "Bem-Aventuranças", a ideia central usada por Jesus no Sermão do Monte.
               - Os Essênios se definiam como membros da Aliança, da mesma forma como afirmavam os discípulos de Jesus. No Qun Ram, onde viviam os Essênios, o conselho era formado por doze membros, como doze foram os Apóstolos. A divisão do pão  do vinho pelo Superior à hora da refeição, lembra Jesus durante as ceias.
               - Os Essênios punham seus bens em comum. Isso foi o que ensinou Jesus quando disse ao moço que o procurou: "Se queres ser perfeito, vai, vende todas as tuas coisas e segue-me".
               - Jesus manteve o costume do batismo, prática normal entre os Essênios.
                Ambos, Essênios e cristãos respiram o mesmo clima de uma única matriz. Toda a história de Israel e sua evolução religiosa, é a base do Novo Testamento. São derivados do mesmo tronco. Podemos afirmar, com total segurança, que os Essênios preparam o terreno para a sementeira do desenvolvimento do cristianismo. Assim, a gratidão dos cristãos é por terem eles aplainado o caminho.
               Observa-se, agora, que os que quiseram ser os Filhos da Luz, e viver como tal, apagaram-se quando chegou aquele que a Luz Verdadeira, embora a maioria não O tivesse reconhecido. Mas mesmo depois que Jesus inaugurou no Calvário a era da redenção, ainda por quarenta anos o vento carregou as orações dessa comunidade.
                 Invadidos um dia pela Legiões Romanas, os Essênios apressadamente esconderam nas fendas e grutas das montanhas locais os seus escritos. Foram eles nessa invasão mortos ou
dispersados para não mais voltar às suas comunidades de trabalho e oração, que agora, descoberta, põe nova luz na história das religiões.
                Tinham , porém ja cumprido sua vocação segundo Isaias. "Voz que clama no deserto, preparai os caminhos do Senhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário