B L O G DOS E S P Í R I T O S

quinta-feira, 29 de maio de 2014

PINGA FOGO

Por Richard Simonetti
RIE - Março 2014

Evangelho - 150   II

1. Há espíritas que não concebem o Espiritismo com uma religião. Por que isso acontece?
Não perceberam ainda que a Doutrina cresce no Brasil em face do seu aspecto religioso, ou por ser uma religião, que tem em O Evangelho Segundo o Espiritismo o seu breviário, a sua inspiração para uma existência digna e espiritualizada, voltada para o Bem e a Verdade.

2. Seria essa a intenção de Katdec ao publicar o livro?
Sem dúvida. Isso fica bem claro já na abertura, quando apresentou a máxima que seria uma das bandeiras da Doutrina Espírita: Fé verdadeira é aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas.

3. Estaria referindo-se a uma religião?
Para responder a essa pergunta, consideremos que há dois tipos de fé: o primeiro é confiança plena em alguém. Digo: tenho fé em Deus. Isso significa que minha confiança no criador é absoluta. Pode cair o mundo que não me abalarei, confiante no Senhor. Não é a essa  fé que Kardec referia-se, porquanto ela mora no coração não no cérebro. É uma adesão do sentimento não da razão. E há a fé como crença religiosa. Esta mora no cerébro, não no coração. E quanto maior a cultura do profitente, maior a cobrança de racionalidade em sua crença. Por isso há tantos descrentes na atualidade, que abandonam suas igrejas, por não aceitarem fantasias oriundas  de especulações teológicas.

4. Seria, então, a fé como crença religiosa, a proposta de O Evangelho Segundo o Espiritismo?
Sem dúvida, uma fé capaz de explicar as diferenças sociais, morais, intelectuais, físicas, espirituais que caracterizam a Humanidade, com base nas leis da reencarnação, de causa e efeito e de sintonia mediúnica, que regem nossa evolução.

5. Poderia citar um exemplo?
Uma senhora pergunta a um sacerdote: - Por que meu filho nasceu com a síndrome de Down? O sacerdote fala com brilhantismo da interação da mãe com o filho que traz essa característica. - Filhos especiais fazem mães especiais - acentua, porém conclui: - quanto à sua pergunta, sinto muito. A Deus pertence. Sem o conhecimento da reencarnação e da lei de causa e efeito, fica impossível responder a dúvidas dessa natureza.

6. Você acredita que sem o aspecto religioso o Espiritismo não vingaria no Brasil?
Provavelmente, Temos um exemplo típico na Europa. Por que, depois de Kardec, o Espiritismo feneceu em boa parte do continente? É simples: os espíritas europeus negligenciaram o aspecto religioso, qu ehoje ressurge com comunidades espíritas que lá estudam O Evangelho Segundo o Espirtismo. Abrem e encerram as reuniões á luz da oração, exorando a presença e a inspiração dos bons Espíritos. De passagem por Londres, fui convidado a participar de uma reunião, em grupo espírita dirigido por brasileiros. Chegando ao local, uma surpresa: ali funcionava um brechô, um estabelecimento que vende roupas usadas e quinquilharias. Pouco depois o brechó fechou, os movéis foram afastados, colocaram-se algumas dezenas de poltronas e pronto: virou centro espírita. Explicaram-me que é com o brechó qu epagam o aluguel. Tudo na base de voluntariado. Que movimento filosófico ou científico reuniria tanta gente interessada em servir? Talvez tenhamos alguns. No movimento espírita há milhões de voluntários que doam e se doam em favor do próximo.

7. Poderíamos dizer que a iniciativa no campo social em favor dos carentes de todas as matizes, tem algo a ver com o aspecto religioso?
Não tenho nenhuma dúvida. A pujança do movimento espírita no campo filantrópico sustenta-se nas exortações incisivas dos Espíritos contidas em O Evangelho Segundo o Espiritismo, lembrando a observação do apóstolo Tiago, em sua espístola universal (1:27): Religião pura e imaculada para com o nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viuvas nas suas aflições, e guardar-se incontaminado do mundo.

8. Tudo em nome do Cristo?
Exatamente,. Pode parecer piegas, mas a verdade é que Jesus, que sustentou os mártires que regaram com seu sangue a árvore nascente do Cristianismo, sustenta hoje os desbravadores que regam com o seu suor o Espiritismo Cristão (definição do próprio Kardec), abrindo uma nova era que culminará com a decantada promoção de nosso planeta a Mundo de Regeneração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário