B L O G DOS E S P Í R I T O S

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Princípios

Por Octávio Caumo
Do livro Os Essênios

                              Os Essênios ensinam a piedade, santidade, vida familiar e vida civil. Ensinam a não jurar e a não mentir. Creem que o homem é a causa de todo bem e nenhum mal.
                              O amor da virtude compreende despreendimento da riqueza e estabildiade de tudo o que assegura bons costumes. O amor aos homens exige benevolência, igualdade e concórdia.
                              Ninguém possue uma casa que não possa ser comum. As vestes podem ser usadas por todos, o alimento para todos é igual. Ninguém tem privilégios. Os doentes sem recursos não ficam sem cuidados. Eles têm em comum o que é necessário para tratá-los.
                              Respeitam os velhos e deles cuidam como filhos gratos, ainda mesmo que não tenham com eles qualquer parentesco. Habitam em aldeias, evitando as cidades pelas injustiças a que seus habitantes estão acostumados.
                             Alguns trabalham na terra e outros nas artes, tornando-se úteis a si e aos seus vizinhos. Não se preocupam em ajuntar prata nem ouro, nem grandes parcelas de terra para aumentar os seus ganhos, contentando-se com o que  lhes forneça o necessário para a vida.
                             Consideram grande abundância o ter-se poucos desejos e fáceis de serem satisfeitos. Não há na comunidade fabricantes de armas de guerra. Entre eles não há escravos, todos são livres e uns ajudam os outros. Condenam a escravidão, não apenas por destruir a igualdade, mas porque atenta contra o direito da natureza que, como boa mãe, faz os homens irmãos não apenas no nome, mas na realidade.
                             Desprezam a lógica e as palavars complicadas como inutilidades para adquirir virtudes. Preocupam-se, no entanto, com a física e com a astronomia, quando estas ensinam a existência de Deus e a criação do Universo.
                            Têm grande cuidado com a moral, tomando como guia as leis dos antepassados. Nos fins de semana estudam muito. Um lê livros e o outro, entre os mais preparados, explica
aquilo que não foi facilmente compreensivel dada à simbologia dos ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário