B L O G DOS E S P Í R I T O S

terça-feira, 3 de junho de 2014

A Medicina e a Fé

Por Érika Silveira
Erika Silveira (SP)
Caminho Espiritual 
Ano 5, ed. 31

           Dados confirmam que pessoas que oram regularmente
e possuem práticas religiosas apresentam melhor sistema imunológico,
 ou seja, adoecem menos e, quando doentes, superam melhor a enfermidade 

O crescimento dos estudos no Brasil e em países como os Estados Unidos e Canadá, sobre como a fé pode influenciar  positivamente a saúde, se deve à observação clínica de um considerável número de médicos sobre os impactos da religiosidade na vida humana. Outro fator que tem sido levado em conta é a grande demanda de pacientes que vêm buscando cada vez mais uma abordagem terapeutica que respeite e leve em conta o lado espiritual. Uma medicina que, além de cuidar da doença física, se preocupe com a alma e suas dores.

Já existem inúmeras pesquisas feitas no campo da ciência com relação à espiritualidade. O médico psiquatra americano Dr. Harold Koenig, da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, tem desenvolvido, desde a década de 1980, muito estudos sobre a influência da religiosidade no estado físico e mental das pessoas que oram regularmente e possuem práticas religiosas aperesentam melhor sistema imunológico, ou sejam adoecem menos e, quando doentes, superam melhor a enfermidade. Aponta também que pessoas com fé reduzem a incidência de doenças cardiovasculares, câncer, pressão alta, entre outros males, além do tempo de sobrevivência maior no caso de doenças graves, como câncer. "Todo esse processo acontece porque a fé traz uma sensação de paz interior, relfetindo no processo de saúde do organismo como um todo", afirma o médico.

As pesquisas de dr. Harold, assim  como de outros importantes médicos da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), tem proporcionado maior abertura para as investigações sobre esse campo, ainda ignorado por muitos cientistas. Muitas pesquisas mostram que a fé faz bem a saúde pelo fato de essas pessoas lidarem melhor com as dificuldades e suportarem com mais coragem as dores e o tratamento. (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário