B L O G DOS E S P Í R I T O S

terça-feira, 17 de junho de 2014

Estudo sobre o Perispirito - 7

(continuação)
William Crookes(1832-1919)

As aparições estereolóticas

Antes de qualquer consideração, para que o leitor que ainda não esteja a par do assunto possa entender, trago uma pequena informação a respeito do que vai ser estudado. Ao analisar os fenômenos paranormais Aleksandr Aksakov (1832-1903) escreveu um trabalho intitulado Animismo e Espiritismo, traduzido para vários idiomas, inclusive para o nosso, do qual ele divide tais fenômenos em anímicos e espiríticos. Os primeiros não dependem da presença do morto, como telepatia, transmissão de pensamento, radiestesia, sonambulismo e outros. Os segundos são baseados em Kardec; são aquele produzidos por uma entidade desencarnada.

É claro que, nesse último caso, o Espírito atuante tem necessidade de um intermediário, que Allan Kardec intitulou de médium, para que possa se manifestar. E ainda é de Kardec a denominação "fenômenos mediúnicos", assim como as classificações: fenômenos personalísticos, nos quais o Espírito usa os sentidos do médium para transmitir sua mensagem, como a psicografia (manuscrevendo), a psicofonia (falando através do aparelho fonador do médium) e outros; fenômenos de efeitos fisicos, nos quais apenas o médium cede a energia para que o Espírito poss a se apresentar com sua própria personalidade. Isso erroneamente também é conhecido como "materialização".

Estes últimos foram pesquisados cientificamernte  por Sir William Crookes (1832-1919), sábio inglês convocado pela rainha da Inglaterra para provar que os fantasmas nao existiam. Para tal, foi criada uma equipe de sábios ingleses da época envolvendo desde químicos e engenheiros até sensitivos. As pesquisas duraram de 1868 a 1876, quando Crookes, em seu relatório à rainha, declara: "Se Vossa Majestade me convocou para provar que os fantasmas não existem, sou obrigado a dizer que eles existem".

Um dos seus maiores auxiliares foi o engenheiro eletônico Cromweel Fleetwood Varley (1828-1883), o mesmo que construi o cabo telefônico submarino unindo Londres aos  EUA. Para as pesquisas de Crookes, ele construiu uma série de aparelhagens destinadas a detectar as aludidas aparições, incluindo a fotoelétrica primitiva, destinada a bloquear a entrada da cabine na qual o médium era colocado, a fim de evitar que pessoas humanas ou materiais atravessasem a porta sem serem notadas. 

Foi Varley que, na última década do século 19, prestou uma série de depoimentos à London`s Dialectical Society sobre as pesquisas de Crookes, que foram teraduzidas para o francês por Monsieur Dussard em 1905.

A título de curiosidade, provavelmente já na nona edição do seu Traité de Métapsychique, Charles Richet deve ter lido tal obra e, interpretando-a erroneamente, chegou à conclusão de que, nas aludidas "materializações" - aparições espirituais -, os Espíritos usariam o ectoplasma como elemento básico para se transformarem em figuras tangíveis. O que Varley informa, na verdade, é que, através do médium Douglas Home, uma das aparições, indagada, teria dito que a energia essencial aos fenômenos seria produzida pelo ectoplasma do médium. que a modularia e a emitiria para que fosse usada nos espíritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário