B L O G DOS E S P Í R I T O S

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Paixões perturbadoras - 3

(continuação)

                   A vontade de superar nossas más tendências, seria o primeiro passo no caminho mais seguro para vencermos as paixões inferiores. Os recursos espíritas aliados ao conhecimento que a doutrina nos confere, fortalecem nossa vontade, por compreendermos que a prece, o amor desinteressado, a renúncia, a abnegação são fomentadores de defesas em nosso mundo íntimo, ajudando-nos a superar as dificuldades da luta contra as imperfeições morais.
                   Assim podemos dizer que as paixões inferiores e perturbadoras são resultantes do desequilíbrio, do exagero e dos excessos com que lidamos com nossas conquistas materiais, com nossos sentimentos e aptidões, provocando lesões em nossas almas e prejudicando aos que caminham conosco.
                   Em nossa vida diária podemos treinar os domínios sobre as paixões, começando pelas coisas mais simples:
                     - no hábito da alimentação, indispensável à nossa sobrevivência, ms que desgovernado nos leva à gula ou glutonaria;
                     - nas atividades profissionais ou domésticas, quando exageradas e movidas por atitudes egoístas são desencandeadoras de conflitos e desarmonia:
             - no lazer e na recreação tão necesssários ao equilíbrio de nossas energias, agindo beneficamente contra o estresse da vida moderna; contudo os abusos na busca de emoções novas  e o desregramento propiciarão o descontrole na área da afetividade ou a indolência na ociosidade;
                      - nos relacionamentos amorosos, tão importantes para o equilíbrio das energias que se refazem, nas emoções que se enobrecem, mas se levadas aos extremos das atitude egocêntricas e do ciúme doentio, serão geradores delesões morais e fomentadores de obsessões espirituais;
                       - os ideais e os anseios da alma, seja na área das pesquisas científicas, das ralizaç~eos artísticas ou religiosas, se levadas aos extremismos, aos excessos em suas realizações infringindo as leis morais, poderão gerar neuroses e dependências mórbidas espiriuais.

                 São exemplos com os quais nos deparamos em nosa vida de relação e nos hábitos vivenciais que poderão gerar distúrbios no psiquismo e paixões violentas, portanto perturbadoras.
                         No entanto, quando educadas, as emoções e as paixões poderão impulsionar as grandes realizações nas áreas artísticas, sociais e humanitárias.
                   Temos no Evangelho de Jesus a orientação segura para vencermos nossas más inclinações, vigiando e orando sempre.
                    Seus ensinamentos nos levam a entender toda a extensão do amor, como lei da vida, sustentando-nos nas lutas travadas com nossas imperfeições, poque através do amor o egoísmo cede lugar ao altruísmo e a abnegação nos leva a entender melhor o nosso próximo, amando-o e respeitando-o como nos amamos.
                            Quando Allan Kardec indaga aos Espíritos Superiores:
                            "Qual o meio mais eficaz de combater-se o predomínio da natureza corpórea?"
                            Temos na resposta, a síntese do amor, como o meio capaz de vencer más inclinações:
                            "Praticar a abnegação". (6) 
                            Este, seguramente é o caminho.

Bibliografia
1. DENIS, Léon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor, 26ª ed. FEB. Rio de Janeiro, RJ. 2003..
 P. 347.
2. Id Ibid.
3. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, 1ª ed. Comemoraiva do Sesquicentenário. FEB. Rio de Janeiro, RJ 2007. Q. 908.
4. FRANCO, Divaldo P. Joanna de Ângelis(Espírito). Jesus e o Evangelho. À luz da psicologia profunda. 1ª ed. LEAL: Salvador, BA, 2000. P. 87.
5. __________Diretrizes de Segurança. 2ª ed. LEAL: Salvador, BA. 2004. P. 104.
6. KARDEC, Allan. Obra citada, q. 912. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário