B L O G DOS E S P Í R I T O S

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Reencarnação - 3

(continuação)


Prova na matéria

De acordo com O Livro dos Espíritos, o universo é composto de três elementos básicos: Deus, Espírito e Matéria.
Deus: criador de todas as coisas.
Espírito: criado simples e ignorante por Deus, é o princípio inteligente do Universo. Deus cria incessantemene Espíritos destinados à perfeição. Assim, o Espírito sai das mãos do criador potencialmente perfeito, ou perfectivel e começa uma série de experiências ligadas à matéria.
Matéria: instrumento de evolução do espírito, aprende com esforço próprio e colhe os resultados das próprias experiências, e assim forma sua própria personalidade. É na matéria que os seres mostram o nível de aprendizado espiritual que conquistaram. Daí conclui-se que a vida no mundo material não é a verdadeira vida para a qual fomos criados; é apenas um estágio evolutivo, onde nos preparamos para a meta final. Em O Livro dos Espíritos, capítulo IV, encontram-se as bases da pluralidade das existências, ou das reencarnações. O capítulo tem início com Kardec perguntando: "Como pode a alma, que não atingiu a perfeição durante a vida corpórea, acabar de se depurar?" Respondem os Espíritos: "Submetendo-se à prova de uma nova existência.
Em complemento a isso, a vida material - de espírito encarnado - deve ser vivida com naturalidade, dentro do ambiente de luta e trabalho que lhe são pertinentes, nada justificando ao espírito dela desertar por conta própria. Se assim o fizer, seu sofrimento será muita vezes maior do qu eaquele que motivou sua deserção. É no corpo físico que se aplica aquilo que foi aprendido no Plano Espiritual, demonstrando se fomos alunos aplicados ou se temos de repetir o aprendizado.

Lei de causa e efeito (carma)

O cientista Isaac Newton propôs a Lei de Ação e Reação da seguinte maneira: "a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e direção, mas em sentido contrário". De modo semelhante, o Espiritismo expõe sua Lei de Causa e Efeito, que enuncia: "É livre a semeadura, porém obrigatória a colheita". Ou seja, ou sejam, os seres são livres para agir, porém obrigados a submeter-se à reação desta mesma ação. Uma ação boa terá uma boa reação, uma ação má trará, sem dúvida, uma reação má, ensinando-nos a não mais repetí-la. Essa lei ensina que somos herdeiros de nós mesmos. Não há injustiça do Criador, somos responsáveis pelo nosso sofrimento ou nossa felicidade. A causa de nossa infelicidade ou felicidade deve ser buscada dentro de nós, e não fora. Os outros não são responsáveis pelo nosso destino. A pedagogia divina nos ensina, pela experiência, a sofrer em nos o mal que infrigimos a outrem. Assim, com as reencarnações sucessivas, vamos aprendendo que só devemos fazer o bem,, pois o mal cometido contra alguém, um dia retornará contra nós, causando-nos a mesma dor que a vítima do passado sentiu. Procuremos em nós mesmos as causas e, se não as encontrarmos na vida presente, elas estarão radicadas em vidas anteriores, em outras encarnações ou até mesmo em vidas futuras. Aquele que hoje sofre sem causa aparente pode estar resgatando uma ação do passado em que fez alguem sofrer com a mesma intensidade com que está sofrendo e, ainda, pode ter vindo à Terra com uma missão específica, em busca de uma futura evolução espiritual. Nesta última situação, Léon Denis, um dos seguidores de Kardec, escreveu que "muitos são espíritos ávidos de progresso, que escolheram vidas penosas e de labor para colherem o benefício moral que anda ligado a toda pena sofrida." Assim, a causa do sofrimento não se encontra somente no passado ou no presente, mas também no futuro. A dor-evolução não está necessariamente corrigindo erros cometidos, mas pode estar construindo um porvir venturoso para o espírito em evolução. Nesse sentido, mutios deles reencarnam em missão na Terra, com o objetivo de impulsionar o progresso moral e científico. (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário