B L O G DOS E S P Í R I T O S

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Acreditar constrói

Por Vania Mugnato de Vasconcelos
AGENDA ESPÍRITA Brasil

Vania Mugnato de Vasconcelos
"Pesquisadores ingleses, liderados por Eleanor Maguire, acabam de publicar um trabalho na revista Proceedings of the National Academy of Sciences demonstrando que os mesmos circuitos de neurônios ativados para lembrarmos do passado, são colocados em funcionamento para construírmos imagens do futuro". (Dr. Dráuzio Varella)

A notícia não parece ser nova, mas é sugestiva. "Recordar" ativa a mesma área cerebral que "imaginar". O que pode nos fazer concluir, não tão cientificamente, mas com algum raciocínio lógico, que aquilo que imaginamos pode ser considerado pelo cérebro como algo a ser convertido em realidade, pois para ele é quase que dizer é "verdade". Dizem, não a toa, portanto, que o cérebro faz o possível para satisfazer nossos desejos e por isso o pensamento tem tanto poder.

No entanto, vemos cotidianamente pessoas pensando no câncer que temem vir a ter, na necessidade que um dia poderão vir a passar, no desamor que podem vir a receber, na solidão que pensam merecer, enfim, em mil e uma situações morais e materiais que, concretizadas, lhes penalizará a existência. Algumas destas situações podem ser presumidas pela lei de causa e efeito (plantou, tem que colher), mas muitas outras resultam de pessimiso, autopunição, vitimismo e demais sentimentos negativos.

Como grande parte dos indivíduos vê com mais facilidade o feio ao bonito, o mau ao bom, o erro ao acerto, o crime à virtude, não é de surpreedeer que mesmo sem grande consciência disso, construam para si mesmo mais sofrimento do que necessário... seja por antecipação, seja por exagero, seja por acharem que o merecem.

Não é impossível, é preciso destruir os paradigmas negativos de uma alma que intimamene crê que deve sofrer, digo mais, muitos inconscientemente desejam viver esse sofrimento, pois ainda que falem o contrário, sua consciência acusa falta de méritos e seus atos, pensamentos e a forma com que encaram a vida provam isso.

Como tantos, fui assim, mas ao começar a luta contra essa tendência de ver o mundo cinza e acreditar que sou imperfeita por isso não posso ser feliz (preciso sofrer),  aprendi que o melhor modo de construir felicidade é acreditando em tudo de forma positiva: Deus existe, o mundo é belo, o bem é mais poderoso que o mal, oportunidades nunca faltam, problemas são degraus que nos elevam, o bem é bom e o mal é bom também,  pois a dor educa o recalcitrante... e eu já não sou infeliz pois adubo meu coração com amor e mereço ver nascer em mim a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário