B L O G DOS E S P Í R I T O S

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Carta ao leitor

O médico espírita
RIE - Jul 2104

Tem crescido consideravelmente o número de médicos espíritas ou, ainda assim, o número de médicos que acreditam na influência que o estado espiritual exerce no aparecimento e na cura das doenças. A visão de causa e efeito de estados de saúde ou doença já ganha grande participação do estado espiritual do ser humano.

"A OMS (Organização Mundial de Saúde) define a saúde como o estado de bem estar físico-psiquico-social, já com tendência para complementar a definição acrescentando o bem estar espiritual e ecológico. Desta forma, o homem já está sento visto como corpo e espírito."(1)

Pode surgir a pergunta: "mas com a parte espiritual tem toda essa influência se o Espírito não vive na Terra sem o corpo material? Sim, é verdade que o Espírito não viv e sem o corpo, mas da mesma forma o corpo não vive sem o Espírito, portanto, há uma inter-relação vital a ser considerada. Ademais, a Doutrina Espírita ensina que a vida espiritual é a versadeira vida, a vida eterna, e a participação dos desencarnados na vida dos encarnados é imensa.

"A parte espiritual, sendo a mais importante (não temos dúvidas disto), atribui ao homem a condição de um ser pensante e inteligente que coordena o seu corpo somático, o seu modo de operar, a sua qualidade de vida, a sua evolução e, o mais importante, sem imposição, poque deixa o indivíduo escolher como tudo isto deve ocorrer através do seu livre-arbítrio." (1)

O estado de saúde do ser humano, um ser físico-espiritual, decorre da interação entre o plano material e suas dificuldades e o plano espiritual e seu estado de equilíbrio. "Uma perda nesse equilíbrio provoca uma desarmonia que é e exteriorisada e sentida no corpo físico, manifestada por desequilíbrios fisiológicos em diversos órgãos" (1).

Com essa consciência, o médico espírita é aquele que insere em seu conhecimento acadêmico o cuidado com o elemento espíritual do paciente, tratando-o em sua completude. O exercício da medicina é uma nobre missão de ntro das suas finalidades de auxilio e dedicação.

(1) Trecho extraído da matéria de capa: O médico espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário