B L O G DOS E S P Í R I T O S

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Prontuário da alma

Por Emmanuel

(Chico Xavier)

             Quanto mais se aperfeiçoam as técnicas e processos de vivência na civilização, mais 
se ampliam os dispositivos de proteção e defesa a benefício da vida humana.
         Leis de trânsito previnem acidentes. Isoladores controlam cargas elétricas. Antibiótico extinguem infecções. Anestésico frustram a dor.
             Recorda que o progresso do mundo te faculta igualmente criar um prontuário da alma, capaz de imunizar-te contra desespero e amargura, angústia e insatisfação.
             Referimo-nos ao binômio "serviço e esquecimento", suscetível de conferir-nos sempre que seja posto em ação. Quando apareça o sofrimento, nascido desupostas decepções ou ingratidões do comportamento alheio, trabalh apara o bem e olvida todo o mal.
            Se entregamos o coração em tais circunstâncias ao fel do pessimismo ou se alugamos a palavra ao domínio da queixa, será justo interrogar-nos quando a inconsequência de nossa própria atitude.
             Ressentimento ou desânimo da nossa parte traduziriam superestimação de valor, com respeito a nós mesmos, e espírito de irritação ou de azedume pressuporia, de nosso lado, a posse de uma superioridade ilusória.
             Forçoso compreender que todos nós, os espíritos em evolução na Terra, estam os  ainda longe do aprimoramento a que aspiramos chegar.
             E para a iniciação de semlhante burilamento ou mesmo para continuar dentro dele depois de começado, é iondispensável contribuir na formação da felicidade de outrem, sem que outrem nos deva retribuir.
             Em quaisquer dificuldades e males procurar a prática do bem e, na lavoura incessante do bem, busca transpor obstáculo, na certeza de que assim liquidarás problema a problema.
            Isso porque, "servir e esquecer" serão sempre as bases da harmonia e da elevação. E a vida será assim constantemente porque, se hoje somos chamados a agir em socorro aos outros, amanhã provavelemnte serão os outros chamados a agir em socorro a nós.
(Do livro Mãos Unidas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário