A falta de preparo intelectual do médium pode afetar a mensagem
8. O vocabulários e modismos linguísticos distintos em função das diferenças épocas das vidas físicas do autor espiritualm em relação ao médium, favorecendo uma influência anímica que descaracterizaria o estilo do autor espiritual.
9. No caso de autores espirituais que foram esceitores famosos em língua estrangeira à língua nativa do médium, a reprodução do estilo do escritor pode ser dificultada pela diferença de estilos de construção literária entre a língua nativa do autor espiritual quando encarnado e a língua nativa do médium. Tal influência pode acabar sendo efetuada pela diferença de épocas de vida física, o que deve fazer com que a língua estrangeira "antiga" do Espírito comunicante se distancie ainda mais da "tradução" mais direta em relação à língua nativa "recente" do médium.
10. No caso da defesa de postulados filosófico-doutrinários que não correspondem às opiniões do médium pode haver alguma influência na filtração mediúnica, caso o médium não seja muito hábil na atividade de receptividade ("passividade") em relação ao pensamento do Espírito comunicante.
11. No caso de assunto nos quais o médium tenha grande bagagem cultural e posiconamentos muito contundentes, a influência anímica pode gerar uma reprodução de clichês mentais inerentes à personaldiade e aos pontos de vista do médium.
12. No caso de assuntos nos quais o médium é completamente leigo, o desconhecimento por parte do médium de termos técnicos associados ao jargão do assunto abordado pelo Espírito podem dificultar a objetividade e o uso das palavras de primeira escolha do autor espiritual.
13. Alguns autores espirituais que são muitos solicitados por meio de preces e evocações conscientes e inconscientes muitas vezes enviam suas mensagens mediúnicas por meio de "secretários", intermediários que têm a tarefa de trazer o pensmaneto do mentor diretamente até o médium, em função do grande número de afazeres e de grupos assistidos por parte do benfeitor.
14. Mensagens de cunho religioso após mudança intelecto moral drástica na erraticidade por parte de Espíritos que, enquanto encarnados, eram totalmente materialistas e antireligiosos. (CONTINUA)
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