B L O G DOS E S P Í R I T O S

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Flammarion

Por Gilberto Schoereder
Espiritismo&Ciência Especial
nº 72/2014

O astrônomo francês Camille Flammarion ganha destaque
entre os grandes nomes do Espiritismo, especialmente
por seu trabalho em torno do postulado espírita
sobre a pluralidade dos mundos

Camille Flammarion
Nicolas Camille Flammarion não é lembrado apenas como um dos mais intrigantes e importantes cientistas do final do século 19 e início do século 20. Entre os espíritas, é saudado como um homem com uma visão científica da vida em outros planos de existência, e um amigo pessoal de Kardec. Entre os leitores de ficção científica, é visto como um dos precursores do gênero, especialmente por suas obras Omega: The Last Days of the World (Ômega: Os Últimos Dias da Terra, 1893) e Lumen (1872).

O astrônomo nasceu em Montigny-Le-Roi, França, em 26 de janeiro de 1842, como o mais velho de quatro filhos. Diz-se que, desde criança, já se notavam os traços de genialidade que marcariam sua vida adulta. Estava sempre reclamando da falta de tempo para fazer tudo o que desejava e, aos cinco anos, já sabia ler, escrever e conhecia o básico de gramática e aritmética.

Como era comum na época, a família pensou que ele poderia seguir a carreira eclesiástica, de modo que começou a aprender latim. Foi nessa época que entrou em contato com o Novo Testamento, aprendeu oratória e começou a ter aulas sobre astronomia, descobrindo sua maior vocação e a carreira que tornaria seu nome conhecido em todo o mundo.

Em 1858, com apenas 16 anos, ele escreveu um manuscrito com 500 páginas, Cosmologie Universelle (Cosmologia Universal), e passou a trabalhar no Observatório de Paris como assistente de Le Verrier, o cientista responsável pelos cálculos que levaram a descoberta de Netuno. Foi lá que participou de um programa de observação de estrelas duplas, que resultou na catalogação de 10 mil estrelas, em 1878.

Também fez observações da Lua e de Marte, publicando várfios livros populares, como L`Astronomie Populaire (Astronomia Popular, 1879). Em 1877, Flammarion fundou a Sociedade Astronômica da França.

Flammarion saiu do Observatório de Paris em 1862 e, no mesmo ano, publicou um de seus trabalhos
mais  conhecidos entre os espíritas:  Pluralidade dos Mundos Habitados. Quando escrevia o livro, conheceu O Livro dos Espíritos e se identificou imensamente com a obra e os principios espíritas. Associou-se á Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas - fundada e dirigida por Allan Kardec - e se tornou amigo pessoal de Kardec.

Parte das sessões da Sociedade era dedicada à psicografia, de forma que Flammarion iniciou um treinamento para desenvolver a faculdade. O resultado de seu esforço foi o livro Uranografia Geral, que traz a assinatura espieritual de Galileu e que faz parte de A Gênese, de Allan Kardec. Ao defebnder a ideia de que muito outros planetas seriam habitados, Flammarion dizia que "a Terra não tem nenhuma proeminência no sistema solar de maneira a ser o único mundo habitado". (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário