B L O G DOS E S P Í R I T O S

terça-feira, 12 de agosto de 2014

O poder da oração

Dr. Jeff Levin
Por Gilberto Schoereder
Espiritismo - O Grande Consolador


Uma conversa com o dr. Jeff Levin, 
um dos principais cientistas do mundo 
no que se refere aos estudos da relação
entre as práticas religiosas ou espirtuais
e a obtenção de saúde, mostra que os resultados
já obtidos nas pesquisas realizadas nessa área não deixam dúvida:
fé e oração realmente ajudam as pessoas a se curar.


Um dos assuntos mais comentados nos meios médicos e científicos nos últimos anos tem sido os resultados obtidos nas pesqusias e experiências envolvendo o que alguns já vêm chamando de "o poder da oração", ou "o poder da fé". O que antes estava relegado única e exclusivamente às religiões ou às posturas espirituais mais variadas, agora é objeto de estudo de médicos nos mais variados países, inclusive no Brasil.

Basicamente, o que os pesquisadores descobriram é que a oração é um instrumento real, efetivo, para ajudar a curar as pessoas, e que os efeitos positivos das orações na saúde podem ser identificados e medidos.

Uma das autoridades mundiais nesse campo é o dr. Jeff Levin, um epidemiologista social formado em religião, sociologia, saúde pública, medicina preventiva e gerontologia na Universidde Duke, na Universidade da Carolina do Norte, na Divisão Médica da Universidade do Texas e na Universidade de Michigan.

Ele realizou pesquisas junto ao National Institute for  Healthcare Research e seus estudos podem ser definidos como epidemiologia da religião - o estudo científico de como fatores espirituais previnem a incidência de enfermidades e da mortalidade em determinadas regiões, e promovem a saúde e o bem estar - fortalecendo um relacionamento até então precário entre a ciência, a medicina e a espiritualidade.

Seu trabalho estabelece pontes entre diferentes campos de atividade, como epidemiologia, gerontologia, sociologia, psicologia e medicina alternativa e complementar.

As perguntas básicas que seus estudos apresentam são: como a fé religiosa (ou espiritual, em geral) atua como um recurso na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar?; um relacionamento de amor com Deus é uma característica das pessoas saudáveis?; a religiosidade é um fator de proteção contra doenças ao longo do proceso de envelhecimento?; existem efeitos terapêuticos ou preventivos de energias sutis ou estados alterados de consiência?

O resultado de suas pesquisas foi publicado no livro Deus, Fé e Saúde (Editora Cultrix). Entrevistamos o dr. Levin por e-mail para que ele nos falasse mais sobre seu trabalho e as descobertas nessa área, assim como sua relação com teorias e posturas mais conservadoras da medicina, que ainda resistem em aceitar as evidências científicas coletadas nos últimos 20 anos.  (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário