B L O G DOS E S P Í R I T O S

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Pensamentos - 2

(final)

Profissionalmente, dentro de uma empresa, é possivel fazer uma relação entre sucesso x pensamento ou fracasso x pensamento, no que diz respeito ao desempenho da função de cada um dentro da organização?
Sim. Quando a pessoa aprende a desenvolver pensamentos produtivos, positivos, de qualidade, focado no que deseja desenvolver e produrir, ela também o faz em nível profissional. Quando alguém aprende a usar o poder do pensamento e prospera em nível pessoal, tudo, exatamente tudo melhor a sua volta.. Lembrando que o oposto também acontece. Se ela não crê em si ou no seu trabalho, atrairá situações contraditórias e, provavelmente, irá se relacionar mal com os colegas, além de diminuir seu desempenho. Enfim, irá atrair embaraços à sua carreira.
Porém, quando se fala de trabalho, é bom lembrar que não basta só ter pensamento positivo para ter sucesso. Antes é preciso buscar cohecimento. Os conhecimentos adquiridos são os tijolos e o pensamento é a argamassa na construção de uma obra mental até a sua concretização.
Então, para ter sucesso, primeiro é necessário adquirir conhecimento sobre a empresa e seus negócios para, depois, pensar em formas mais evoluídas e diferentes de se fazer a mesma coisa, aumentando sua utilidade e funcionamento. Assim, a pessoa se destaca e crescwe profissionalemente. Lembremos que "sucesso" só vem antes de "trabalho" no dicionário.

Em seu livro você também cita a fé a renovação. Qual a relaçao entre fé e psicologia e em que essa relação pode ajudar o ser humano?
Muitas universidades, dentro e fora do país, já estão dando foco no assunto sobre a fé e a espiritualidade. Diante desse quadro fica claro que a Ciência já passou da fase especulativa a respeito da fé e da espiritualidade. Hojé é fato científico. Por esse motivo, considerei fundamental abordar as questões da oração e da fé nesse livro, pois são dimensões humanas que estão presentes mesmo antes da Ciência existir.
Se os estudos dentro do campo da medicina apontam que a espiritualidade e a fé ajudam a melhorar o corpo físico, o que podemos dizer então do lado mental? A fé e a espiritualidade são atributos da mente, e que podem atuar na própria mente da mesma forma que atuam no corpo. Renovar-se, acreditar e ter fé são princípios fundamentais que as pessoas utilizam para superarem adversidade o tempo todo, sem se darem conta. A fé é uma realidade humana e não uma invenção. As pesquisas feitas por essas universidades apontam os resultados pelas reação positiva, melhora acentuada e cura de pacientes que acreditam em algo maior. Neste livro eu cito a fé porque ela começa no pensamento.

Existe método terapéutico para exercitar essa mudança?
Durante um processo psicoterapéutico, várias dimensões da mente estão envolvidas, como a personalidade, o temperamento, as crenças, os recalques, os complexos, bem como o pensamento. Às vezes para se alterar uma forma de pensar é preciso vencer recalques ou crenças que um indivíduo possui, por exemplo. Só depois de superadas permitem que o pensamento mude a consciência, ampliando-a. As manobras terapéuticas, para auxiliar as mudanças do pensamento variam com as habilidades dos respectivos psicológos, associada às defesas impostas pela mente do paciente.

Por fim, como renovar o mundo pelos pensamentos?
A começar por si mesmo. O ser humano é um universo. Conhecer os próprios pensamentos e analisar para onde eles apontam. Se estão desviados, podem prejudicá-lo de alguma forma e precisam ser corrigidos; Depois de corrigidos, devem se transformar em ações concretas. Digo aos meus pacientes que a maior missão de qualquer pessoa na própria vida é aperfeiçoar-se a cada instante. Se todos estivessem engajados nesse ideal, o mundo melhor já seria uma realidade, pelo menos dentro de si. O pensamneto alimenta ideias, as ideias transformam as pessoas, que, através dos seus exemplos, conroem o mundo. Esse, por sua vez, inspira mais renovação e todo o ciclo recomeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário