B L O G DOS E S P Í R I T O S

sábado, 16 de agosto de 2014

Perdão

Por Vania Mugnato de Vasconcelos
Vania Mugnato de Vasconcelos
Jundiai-SP
Agenda Espírita Brasil

Aquele dentre vós 
que estiver sem pecado
atire a primeira pedra.
(Jesus, em João, cap. VIII) 

Todas as religiões, por princípio, pregam o perdão, e esclarecem que perdoar é parte indispensável do processo de evolução moral individual e coletiva, bem como da caridade bem aplicada. Nas doutrinas religiosas cristãs, esta palavra - PERDÃO - está sempre vinculada, ao exemplo de Jesus, bem como às suas assertivas de que devemos perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. Perdão incondicional e ilimitado eis o que Ele nos propôs.
Mas o que entendemos por perdoar? Como perdoar sem permitir que o mal nos envolva, sem nos deixar ficar sob as instâncias daqueles que nos magoas, ferem, ofendem?
Não resistais ao mal... apresenteis a outra face, entregueis também o manto, caminhei dois mil passos... mais palavras de Jesus! Como? Como não resistir, como fazer ainda mais do que nos exigem os que erram conosco?
Jesus jamais quis ser literal nessas afirmações, jamais nos convidou a deixar o mal impune, nem compactuar com ele. Jesus utilizou de imagens comuns, cotidianas, para nos mostrar que o que nos ofende não é tanto a agressão do outro, mas o ORGULHO que carregamos,o qual nos faz sentir ofendidos e, pior, ter que revidar o mal recebido, para não passar por covardes. Não. Jesus não quis dizer para deixarmos de reprimir o mal, mas para não pagar o mal com outro mal. Perdão é o pagamento do mal com o Bem...
Por esta nossa limitação em perdoar, exatamnte porque estamos a milênios alimentando na alma o orgulho e o egoísmo, é preciso exercitar o perdão. Esse exercício trabalha nosso orgulho, reeduca o nosso (falso) senso de superioridade, além de colocar cada coisa em seu lugar correto, pois se os outros erram, nós também erramos, se os outros precisam ser perdoados, nós também precisamos.
O perdão nivela os homens pelo que neles há de melhor, libertando quem perduou, dos maus sentimentos que o escravizam a quem o feriu. 
O Evangelho Segundo o Espiritismo, terceira obra básica da codificação espírita, tem uma receita  simples para o agir do cristão, em todas as ocasiões: o B I P !

Benevolência (qualidade de quem é benévolo = bom) para com todos.
Indulgência (qualidade de quem é indulgente = clemente) para com as imperfeições alheias.
Perdão (qualidade de quem perdoa = desculpa) das ofensas.

Unamo-nos ao que nos dizem os Espíritos!
Espíritas, jamais vos esqueçais de que, tanto por palavars como por atos, o perdão das injúrias não deve ser um termo vão. Pois que vos dizeis espíritas, sede-o. Olvidai o mal que vos hajam feito e não penseis senão numa coisa: no bem que podeis fazer (...). Feliz, pois, daquele que pode todas as noites adormecer, dizendo: nada tenho contra o meu próximo.
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Bem Aventurado os Misericordiosos)
Pergunte-se...
Você deseja aprender a perdoar?
O que lhe falta para começar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário