Fernando Antonio
19.11.12
027) - Capitulo II - Elementos Gerais do Universo, das questões 17 a 36.
1 - Conhecimento do Princípio das Coisas
2 - Espírito e Matéria
3 - Propriedades da Matéria
4 - Espaço Universal
028) - Vejamos no 22-a a segunda pergunta com respos e comentário de Allan Kardec.
- Que definição podeis dar da matéria?
- A matéria é o liame que escraviza o espírito; é o instrumento que ele usa, e sobre o qual, ao mesmo tempo exerce a sua ação.
E diz Kardec: "De acordo com isto, pode-se dizer que a matéria e o agente, o intermediário, com a ajuda do qual e sobre o qual o espírito atua."
- O princípio inteligente do Universo.
030) - No item 28 Kardec faz uma observação valiosa. Ele diz exatamente o seguinte:
" Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria sem inteligência e um princípio inteligente independente da matéria. A origem e a conexão dessas duas coisas nos são desconhecidas. Que elas tenham ou não uma fonte comum e os pontos de contatos necessários; que a inteligência tenha existência própria, ou seja uma propriedade; um efeito, que seja, mesmo segundo a opinião de alguns uma emanação da Divindade, é o que ignoramos. Elas nos aparecem distintas e é por isso que a consideramos formando dois princípios constituintes do Universo. Vemos acima de tudo isso, uma inteligência que domina todas as outras que as governa, que delas se distingue por atributos essenciais: é a esta inteligência suprema que chamamos Deus".
Nenhum comentário:
Postar um comentário