OBSESSÃO ESPIRITUAL,
causa das grandes angústias humanas
Jorge Hessen (DF) - O Consolador, nº 185 - 21.11.2010
Para garantir-nos contra sua influência urge fortalecer a fé pela renovação mental e pela prática do bem nos moldes dos códigos evangélicos.
Confrades vez ou outra nos indagam por que viver na Terra é tão complicado e quase sempre tão amarga é a vida? Digo-lhes que essa sensação eventualmente pode ser uma aspiração à felicidade e à liberdade e que, algemado ao envoltório físico que nos serve de cárcere aplicamo-nos a inúteis esforços para dele sair. Contudo, alguns se abatem no desencorajamento, e a todo o instante reverberam suas lamentações. Mas é preciso resistir energicamente a essas sensações de desânimos e desesperanças, porque os sonhos para a felicidade de viver são intrínsecos a todos os homens, embora não a devamos sofregamente procurar somente na experiência material e transitória da vida terrena.
Comentando sobre a melancolia, encontramos em O Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos o Espírito François de Gèneve, ditando o seguinte: "Precisamos cumprir durante nossa prova terrena, tarefas e compromissos que não suspeitamos, seja no que tange a devoção à família, ou cumprindo diversos deveres que Deus nos confiou. SE no transcurso dessa experiência, no desempenho das tarefas, observamos os cuidados, as inquietações, os desgostos esmagarem nossos ânimos d`alma, sejamos fortes e corajosos opara derrotá-los. Avancemos e encaremos sem temor; pois que as aflições são de curta duração e devem nos conduzir para situações bem melhores no futuro".
Há, porém, muitas amarguras que podem ter sua origens na infidelidade aos compromissos cristãos, daí a melancolia se instala no ser, do que poderá resultado um processo obsessivo. Mais o que é uma obsessão? Etimologicamente, o termo tem sua origem no vocábulo obsessione, palavra latina que significa impertinência, perseguição. Para alguns estudiosos espíritas, a obsessão é percebida como um grande flagelo mundial. Essa visão se reveste de profunda gravidade na sociedade, que atualmente esta bem instrumentalizada tecnologicamente, seja no campo das comunicações e da informática, seja nas outras áreas do saber, ampliando e aprofundando as responsabilidade de cada um em face da vida coletiva.
(Continua no próximo domingo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário