B L O G DOS E S P Í R I T O S

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sonata ao Luar

Ludwig van Beethoven

Em artigo publicado na Tribuna Espírita, sob o título - É preciso dar Graças a Deus -  Octávio Caúmo, de João Pessoa(PB), presidente do Centro Kardecista Os Essênios - começa dizendo: "Antes de reclamar pelo que nos falta, é preciso agradecer pelo que nos sobra". E mais a frente nos faz conhecer a seguinte história:



"Conta o músico Enrique Baldorino que o compositor Beethoven vivia abatido e inconformado pela morte de um príncipe alemão, verdadeiro pai para ele, já que seu pai biológico era alcoólatra e o maltratava demais. Além disso, a surdez começava a se instalar e ele quase não ouvia. As pessoas não tinha paciência com ele o que o aborrecia e o levou ao desejo de matar-se. 
Mudando-se para um pensão pobre, foi ali morar uma jovem cega que certo dia lhe disse:
"Eu daria tudo para enxergar uma noite de luar." A afirmativa mexeu com o genial músico que imediatamente se deu conta de que podia enxergar, escrever partituras, continuar compondo. Isso o animou e ele acabou escrevendo Sonata ao Luar
Anos depois, já refeito, compôs o ino à Alegria da sua Nona Sinfonia. Tudo graças ao contacto com uma jovem cega que lhe mostrou quanta coisa ele tinha, pelas quais devia agradecer. Deve ter dado muiats vezes Graças a Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário