![]() |
O mestre Jesus Cristo |
O apóstolo Lucas foi quem sugeriu o uso da expressão cristão no lugar de caminheiros para designar os discípulos de Jesus. Ele estava com Barnabé e Saulo de Tarso e a sugestão foi aprovada com geral alegria. "O próprio Barnabé abraçou-o, enternecidamente, agradecendo o acertado alvitre, que vinha satisfazer a certas aspirações da comunidade inteira. Saulo consolidou suas impressões excelentes, a respeito daquela vocação superior que começava a exteriorizar-se. (...)", relatou Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier, no romance Paulo e Estevão.
Lucas justifica a sugestão do novo nome, dizendo não ver na palavra caminho uma designação perfeita que traduzisse os esforços dos seguidores de Jesus. "Os discípulos de Cristo são chamados viajores, peregrinos, caminheiros. Mas há viandantes e estradas de todos os matizes. Não seri amais justo chamarmos - "cristão" - uns aos outros, perguntou lembrando que o mal também tinha os seus caminhos.
Segundo o apóstolo, o título cristão sempre traria a recordação da presença do mestre e caracterizaria as atividades dos seguidores em concordância com seus ensinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário