Fernando Antonio

020) As Ideias
Vejamos a questão 462.
Os homens de inteligência e de gênio tiram sempre suas ideias de si mesmos?
- Algumas vezes as ideias surgem de seu próprio Espírito, mas frequentemente lhes são sugeridos por outros Espíritos., que os julgam capazes de os compreender e dignos de os transmitir. Quando eles não as encontram em si mesmos, apelam para a inspiração; é uma evocação que fazem sem o suspeitar.
"Se nos fosse útil poder distinguir claramente os nossos pensamentos daqueles que nos são sugeridos, Deus nos teria dado o meio de fazê-lo, como nos deu o de distinguir o dia e a noite. Quando uma coisa permanece vaga é que assim deve ser para o nosso bem".
021) Provas do mal
Questão 466 é bem interessante. Vejamos.
Por que permite Deus que os Espíritos nos incite ao mal?
- Os Espíritos imperfeitos são os instrumentos destinados a experimentar a fé e a constância dos homens de bem. Tu sendo Espírito, deves progredir na ciência do infinito e é por isso que passa pelas provas do mal até chegar ao bem. Nossa missão é a de te pôr no bom caminho e quando más influência agem sobre ti, és tu que as chamas, pelo desejo do mal, porque os Espíritos inferiores vêm em teu auxílio no mal, quando tens a vontade de o cometer. Eles não podem ajudar-te no mal senão quando tu desejas o mal. Se és inclinado ao assassínio, pois bem! terás uma nuvem de Espíritos que entreterão esse pensamento em ti, mas também terás outros que tratarão de influenciar para o bem, o que faz que se reequilibre a balança e te deixe senhor de ti.
É assim que Deus - diz Kardec - deixa à nossa consciência a escolha da rota que devemos seguir e a liberdade de cederr a uma ou outra das influências contrárias que se exercem sobre nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário