B L O G DOS E S P Í R I T O S

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

As forças da alma

Por Hélio Zenaide
Tribuna Espírita
Set/Out 2013

                          Jesus deixou o exemplo, de como enfrentou a tristeza e a angústia que sentiu no Getsêmani.
                          Segundo Mateus, aconteceu de Jesus se dirigir ao Getsêmani, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu; começou a entristecer-se e a angustiar-se, muito.
                         Lá, ele se recolheu para orar: "Assentai-vos aqui, enquanto vou, além, orar". E recorreu a Deus, Nosso Pai: "Meu Pai, se possível passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres".
                        Disse mais: "Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim, sem que eu o beba, faça-se a tua vontade".
                        Por fim, disse, para aqueles que o acompanhavam: "Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem será entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, partamos, eis que é chegado o que me trai!"
Já Lucas registrou no seu Evangelho o que aconteceu quando Jesus orava no Getsêmani: "E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grande gotas de sangue, que corriam até o chão".
                      É, assim; a alma se abala e, até o corpo físico, se recente. E vejam o que aconteceu enquanto Jesus orava: "E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia". Nós sabemos o quanto que a tristeza e a angústia maltratam e do quanto que precisamos de conforto nessas horas. Logo, vamos recorrer a Deus, Vamos orar e vigiar como fez Jesus.
                         No "Sermão da Montanha", Jesus alternou situações e pessoas, de forma que falou para: os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, pacificadores, os injuriados e perseguidos. Pois bem, estramos sujeitos a tudo isso.
                         E, em cada caso, as forças da alma valem mais do que a força física. É a alma que tem fé. E é a fé que salva, já dizia Jesus.
                         É, com a alma que oramos. E o Mestre recomendou: "Pedi e obtereis!" É da alma todo sentimento. E o sentimento mais nobre é amar, como Jesus disse confirmando a Lei. E, é a alma que torna possível o Espírito na vida corpórea. E Jesus disse ser preciso nascer de novo.
                         Vejam como as forças da alma podem nos ajudar, principalmente quando se prenunciam os sentimentos de medo, aflição, sofrimento. 
                         Deus, nosso Pai, nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário