B L O G DOS E S P Í R I T O S

sábado, 24 de maio de 2014

A questão sexual na visão espírita

Por Marcelo Borela de Oliveira
O Consolador, nº 15 (Ano 2007)


Toda a problemática sexual
radica-se na alma, não no corpo, 
e é dela que deve vir a solução

           É possivel a uma pessoa mudar a sua orientação sexual? Dr. Robert Spitzer (foto) médico psiquiatra americano, docente da Universidade Columbia diz que sim e afirma que para isto basta ter disposição.
           Em estudo apresentado durante o encontro anual da Associação Americana de Psiquiatria realizado em 2001, o referido médico revelou que 66% dos homens e 44% das mulheres por ele tratados conseguiram, efetivamente, com sua ajuda, mudar de orientação sexual, passando de homossexuais a heterossexuais.
            A tese do Dr. Spitzer confirma o que Dr. Jorge Andréa escreveu em 1980, ou seja, que é possível ao homossexual - que o queira - tratar-se e ter um relacionamento estável com pessoas de sexo diferente. Para conseguí-lo é preciso em primeiro lugar - além da vontade - abster-se dos relacionamentos homossexuais.
            A conclusão do estudo não implica dizer seja o homessexualismo uma doença, um desvio de conduta ou uma simples opção sexual. A questão, em verdade, está intimamente ligada à alma - ou Espírito encarnado - e nada tem que ver com o corpo em si.


O Espírito pode reencarnar em um
 corpo de homem ou de mulher

                 Para melhor compreensão do assunto, vejamos de forma sintética o que Emmanuel afirma em seu livro Vida e Sexo, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier:

1. Quando errante, pouco importa ao Espírito encarnar nu corpo de um homem ou de uma mulher. "O que o guia na escolha são as provas porquu haja de passar", afirmam os imortais em O Livro dos Espíritos, questão nº 202. (Vida e Sexo, pág. 89)
2. A homossexualidade, hoje chamada também de transsexualidade, definindo-se, no conjunto de suas características, por tendência da criatura para a comunhão afetiva do mexmo sexo, não enconrtra explicação fundamental nos estudos psicológicos de base materialista, mas é perfeitamente compreensivel à luz da reencarnação. (Obra citada, pag. 89)
3. Embora a sociedade terrena seja constituída, em sua maioria, por criaturas heterossexuais, o mundo vê, na atualidade, em todos os países, extensas comunidades de irmãos em experiências dessa espécie somando milhões de homens e mulheres solicitando atenção e respeito, em pé de igualdade ao respeito e à atenção devido aos heterossexuais. (Obra citada, pags. 89 e 90) 
4. A vida espiritual pura e simples rege-se por afinidades eletivas essenciais; contudo, através de milênios e milênios, o Espírito passa por fieira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado, em quase todas as criaturas. (Obra citada, pág. 90)
5. O homem e a mulher serão, assim, de maneira respectiva, acentuamente masculino ou acentuadamente feminina, sem especificação psicológica absoluta. Em face disso, a individualidade em trânsito da experiência feminina para a masculina, ao envergar o corpo físico, demonstrará fatalmente os traços da feminilidade em que terá estagiado por muitos séculos, em que pese o corpo de formação masculina que a segregue, verificando-se o mesmo com referência à mulher em igual situação. (Obra citada, pág. 91)
6. O Espírito ao renascer entre os homens, pode, obviamente, tomar um corpo feminino ou masculino, atendendo-se a um imperativo de encargos particulares em determinado setor de ação, ou ao cumprimento de obrigações regenerativas. (Obra citada, pág. 91)
7. O homem que abusou das faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, é em muitos casos induzidos a buscar nova posição, no renascimento físico, em corpo morfologicamente feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar os próprios sentimentos, ocorrendo o mesmo com a mulher que tenha agido de igual modo. (Obra citada, pág. 91)
8. Em muitos casos, Espíritos cultos e sensíveis, aspirando a realizar tarefas específicas na elevação de agrupamentos humanos e na elevação de si próprios, rogam dos Instrutores espirituais que os assistem a própria internação no campo físico, em vestimenta carnal oposta à estrutura psicológica pela qual transitoriamente se definem. (Obra citada, pags. 91 e 92)
9. Observada as tendências homossexuais dos companheiros reencarnados nessa faixa de prova ou de experiência, é forçoso se lhes dê o amparo educativo adequado, tanto quanto se administra instrução à maioria heterossexual, sabendo-se que todos os assuntos nessa área da evolução e da vida se especificam na intimidade da consciência de cada. (Obra citada, pág. 92)  (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário