B L O G DOS E S P Í R I T O S

sábado, 23 de agosto de 2014

Espíritos na psicografia - 2

(continuação)

O caráter moral do médium é um referência importante

De fato, o conteúdo da mensagem é o principal. Uma mensagem de conteúdo moral elevado, lógica, objetiva, que informa muito com poucas palavras, que apresenta um texto correto linguisticamente, altamente didática, que agrega informações interessantes a um determinado tópico de relevância espírita, sempre será desejável para a leitura e o estudo no movimento espírita.

O caráter moral do médium, por sua vez, acaba sendo uma referência importante quando o conteúdo da mensagem é de natureza duvidosa para os estudiosos do texto. Quando as informações são muito originais e, apesar de algum respaldo doutrinário, suscitam dúvidas quanto à sua credibilidade e consistência (isso ocorre principalmente em assuntos como "vidas no mundo espiritual", processo de manifestação mediúnica, reencarnações de indivíduos famosos, entre outros assuntos), o caráter moral do médium, apesar de não resolver totalmente a questão, é um parâmetro que deve ser considerado. Isso ocorre, pois um médium de comportamento moral inferior somente poderia receber mensagens de nível espiritual elevado em caráter excepcional.

De fato, os mentores espirituais, por acréscimo de misericórdia, podem relevar a falta de mérito de afinidade espiritual para transmitirem uma mensagem que seja importante para o próprio médium e para o grupo espírita que terá acesso à referida mensagem. Entretanto, tal recurso tende a ocorrer apenas excepcionalmente, ou seja, se o médium não se esforçar por uma mudança de conduta, a médio e longo prazos, a tendência é que perca a proteção dos amigos espirituais (Lei de Causa e Efeito/Afinidade espiritual) e seja assessorado por Espíritos de nível evolutivo inferior. Daí, um médium moralmente elevado faz supor que sua "vizinhança" espiritual, pela afinidade de pensamentos, sentimentos e objetivos, seja também elevada, o qu consiste em um importante pré-requisito para um trabalho mediúnico superior, o qual seja sustentável em longo prazo.

A identificação nominal do autor, sobretudo de autores conhecidos, seja por obras mediúnicas, como autores espirituais, seja devido a obras publicadas enquanto eram escritores encarnados, é uma forma de confirmação da imortalidade da alma e da incomunicabilidade dos Espíritos (mediunidade). (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário