B L O G DOS E S P Í R I T O S

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nos bastidores do egoísmo

 Por Fernando Antonio       

              Depois de ter assistido ontem, no Centro Kardecista Os Essênios, a palestra da Sra. Célia Urquiza, que falou sobre o egoísmo, fiquei bastante interessado em conhecer melhor o porque do Espiritismo considerá-lo a chaga da Humanidade. 
              Quando Kardec diz que o egoismo, o orgulho, a vaidade, a ambição, a cupidez, o ódio, a inveja, o ciúme, a maledicência, são ervas venenosas, note o leitor que neste elenco de nove qualidades maléficas à alma humana, o egoísmo vem em primeiro lugar. Aliás, no estudo da Doutrina Espirita vamos encontrar referencias importantes deste tema em O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno. E como não podia faltar, a Revista Espírita, lançada por Kardec em 1858, que trata-se, como sabem todos, de uma perene fonte de pesquisa. 
               Lembra Orson Peter Carrara, bastante conhecido na literatura espírita brasileira, um fato que Kardec fez publicar na edição de setembro de 1865, da citada revista, sob o titulo: Um Egoista.
               Trata-se de um moço que morava com a velha tia que muito o amava. Ocorre que o sobrinho não movia uma palha em casa, tudo caía nas costas da pobre mulher. Mesmo sendo espírita, o jovem agia dessa forma egoista, insensível e fugia diante de qualquer possibilidade de ser chamado a ajudar. Um dia a tia adoece, "desenvolvendo uma hérnia muito grave, que aumentou seu sofrimento..." Ocorre que após algum tempo, o sobrinho sofre um acidente e desencarna.
               Orson Carrara informa então que Kardec, ao tomar conhecimento do fato pelo relato de um correspondente, resolve evocar o jovem, mas não consegue por conta das precárias condições do espírito, "mas recebeu valiosa orientação assinada por Vosso Guia Espiritual, que está na íntegra publicada na edição referida...".
               Kardec então ficou sabendo que o moço estava com os pensamentos agitados, pois já se sentia culpado pelo sofrimento da tia, cansada e doente por conta de excesso de trabalho e que será a causa de sua morte e que ele, de forma egoísta, nada fez para ajudá-la. "É para ele um remorso pungente que o perseguirá por muito tempo, até que tenha reparado a sua falta (...)."
                O egoísmo é um tema muito vasto, importante continuar mergulhando nos seus bastidores, buscando absorver as lições de Kardec na vasta obra por ele codificada. E gostaria , ao ficar por aqui, de lembrar o que disse o Dalai Lama:                   
       "O egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário