B L O G DOS E S P Í R I T O S

sexta-feira, 1 de março de 2013

Diário de um Estudo - 111

O Livro dos Espíritos
Fernando Antonio
01.03.13

080)  Crueldade

          Na questão 752, temos:
           Podemos ligar o sentimento de crueldade ao instinto de destruição?
           - É o próprio instinto de destruição no que ele tem de pior, porque se a destruição é as vezes necessária, a crueldade jamais o é. Ela é sempre a consequência de uma natureza má. 

081)  Superexcitação

          Na questão 754, Kardec faz o seguinte comentário:
           Todas as faculdades existem no homem em estado rudimentar ou latente e se desenvolvem segundo as circunstâncias mais ou menos favoráveis. O desenvolvimento excessivo de umas impede ou neutraliza o de outras. A superexcitação dos instintos materiais asfixia, por assim dizer, o senso moral, como o desenvolvimento deste arrefece pouco a pouco as faculdades puramente animais.

082)   Expurgação
           
           A questão 756 é importante:
           A sociedade dos homens de bem será um dia expurgada dos malfeitores?
            - A Humanidade progride. Esses homens dominados pelo instinto do mal, que se encontram deslocados entre os homens de bem, desaparecerão pouco a pouco como o mau grão é separado do bom quando joeirado. Nas renascerão com outro invólucro. Então, com mais experiência, compreenderão melhor o bem e o mal. Tens um exemplo nas plantas e nos animais que o homem aprendeu como aperfeiçoar, desenvolvendo-lhes qualidades novas. Pois bem., é dó depois de muitas gerações que o aperfeiçoamento se torna completo. Esta é a imagem das diversas existências do homem.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário