B L O G DOS E S P Í R I T O S

domingo, 3 de março de 2013

Mediunidade e animismo - 4

(continuação)

               Tipos de mediunidade

                Mediunidade consciente: é aquela em que o médium, como o próprio nome diz, permanece consciente durante todo o transe, registrando a mensagem e quase tudo o que se passa à sua volta durante a comunicação, e participando ativa e conscientemente do fenômeno, imprimindo à mensagem muito de sua características pessoais. Neste caso, a comunicação se faz mente a mente, telepática e/ou energeticamente, sem o desdobramento do médium. Mais de 70% dos médiuns apresentam este tipo de fenômeno.
                Mediunidade inconsciente: é aquela em que, ao contrário da anterior, o médium,  a partir da ligação com o espírito comunicante, fica inconsciente, incapaz de registrar qualquer parte da mensagem ou mesmo de qualquer coisa que ocorra à sua volta durante o transe. Neste caso, o médium é totalmente afastado do seu corpo físico, permanecendo projetado durante a comunicação, e o espírito assume o comando do órgão físico correspondente ao tipo de mensagem (psicografia - braço e mão; psicofonia - garganta; ectoplasmia - cérebro) a ser transmitido, sem que o conteúdo da mensagem passe pela sua mente.              
                     Mediunidade semiconsciente: é aquela em que o médium percebe o que se passa à sua volta, mas não é capaz de registrar completamente todos os detalhes, nem mesmo da mensagem que está transmitindo. Neste caso o médium é afastado parcialmente de seu corpo físico e o comunicante se coloca entre este e o seu perispírito, ligando-se tanto com a sua mente, como com o órgão físico correspondente ao tipo de mensagem, atuando duplamente.
                      Importante notar que fenômeno mediúnico consciente não é o mesmo que  fenômeno anímico.    No fenômeno consciente, a mensagem não é do médium, embora ele esteja consciente de todo o processo e participe do fenômeno que ocorre com ele, sem interferir no seu conteúdo, sem deturpar a ideia central da mesma. O estilo, o vocabulário, a forma e o tom da mensagem são seus , mas o tema, a ideia, a essência e o conteúdo são da entidade.
                      Por este motivo, médiuns conscientes costumam transmitir mensagens muito parecidas em termos de estilo e forma, porque é mais ou menos como se recebessem dos mentores um tema e alguns tópicos para redação e coubesse a eles desenvolvê-los, com seu jeito e palavras. (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário